top of page

Óculos de grau e maquiagem: 8 dicas sinceras

Atualizado: 4 de out. de 2022

De repente você percebe que não está enxergando bem e pronto: descobre que vai ter que usar óculos. Seja para ler de perto ou para ver o que está longe, vista cansada ou falta de foco, mesmo quando é possível corrigir o problema com lente, os óculos viram acessórios do dia a dia e é aí que muita gente pira! Esse post é para quem vai começar a usar óculos de grau e ama maquiagem!


E olha, aqui na equipe não faltam pessoas que usam óculos desde criança. Então, cola na gente que as dicas são boas!


Jvemd e óculos com armação redonda e metálica está usando uma maquiagem leve em tons rosados.
Óculos e maquiagem combinam SIM!

1 - Entenda a sua lente

A primeira coisa é compreender para que servem os seus óculos porque na hora de se maquiar, é importante entender como fica a aparência dos seus olhos para escolher os efeitos e espessuras de delineados, por exemplo. Pra explicar sobre isso, ouvimos a Oftalmologista Dra. Isabel Habeyche Cardoso.


Não enxergo bem de perto:

Lentes de óculos que corrigem hipermetropia, para pessoas com dificuldade em enxergar de pertinho, são lentes convergentes, e por isso, dão a sensação de aumentar o tamanho do olho. "Quanto maior o grau, maior este aumento, dando a impressão que a pessoa tem um olho de tamanho maior que a média", esclarece.

Para lentes que diminuem os olhos, aposte em lápis de olhos em tom claro ou não use lápis na linha d’água. A máscara de cílios usada em cima e embaixo ajuda a abrir o olhar. E os delineados mais esfumados também são os mais indicados.


Não enxergo bem de longe:

Lentes para corrigir miopia, aquelas que não enxergam bem de longe, por serem lentes divergentes, dão a impressão de diminuir o tamanho do olho de quem usa. "Pessoas com alta miopia, maiores do que 4 graus, aparentam ter olhos realmente pequenos, explica Isabel. Para lentes que aumentam os olhos, podemos pensar no oposto das dicas para as lentes que diminuem, ou seja: aposte na maquiagem de contorno na linha d’água e invista em delineados mais gráficos, menos esfumados.



2 - Escolha uma armação

Armações maiores dão mais visibilidade para a região dos olhos (e sua makeup) e são mais confortáveis de usar, principalmente para as míopes. Armações mais fininhas, de metal ou transparentes, são ótimas escolhas se você quer óculos que interfiram pouco nas suas criações da maquiagem dos olhos.




3 - Escolha as lentes

Lentes anti-reflexo e anti-embaçamento garantem um olhar sem interferências e brilhos e destacam muito mais o seu esforço em se maquiar. Fica melhor em foto e é também bem mais confortável de usar a noite.


A Dra. Isabel também nos deu uma dica sobre a escolha das lentes para quem tem o grau das lentes muito alto: "as distorções do tamanho dos olhos com o uso de óculos podem ser amenizadas se forem utilizadas lentes com alto índice de refração, que além de ficarem menos espessas (sem o popular aspecto de “fundo de garrafa”), não modificam tanto o tamanho dos olhos, quando vistos por uma outra pessoa."

No geral, esse tipo de lente custa um tanto mais caro que as convencionais - mas vale cada centavo não só pela aparência, mas também pelo peso dos óculos.


4 - Ponto de atenção: cílios

Não tem nada mais chato para quem usa óculos do que os cílios esbarrando nas lentes. Na hora de usar rímel, é importante curvar bem os cílios. Cílios postiços? Só se for mais curto ou só no cantinho externo. Ah! Use máscaras à prova d´água - caso os cílios esbarrem nas lentes, eles não vão deixá-las sujas.



5 - Sobrancelhas no foco

Há quem diga que um bom óculos deixa as sobrancelhas à mostra para garantir que você não perca sua expressão facial. É um bom ponto, porém existem armações incríveis que não mostram tanto as sobrancelhas e funcionam também. O importante é: qualquer que seja a sua armação, sua sobrancelha vai estar no campo de atenção do seu rosto. Cuide bem delas!




6 - Base mais leve

Prefira maquiagens com uma cobertura mais leve de base, principalmente se sua armação for do tipo que tem aquele apoio plástico no nariz, sabe? Se não for possível, tente fazer uma cobertura mais leve pelo menos nas laterais do dorso do nariz. Vale a pena também deixar essa região mais matte, mais selada, pra que seu óculos não escorregue.




7 - Ponto de atenção: olheiras

Como foi dito, a área dos olhos fica muito destacada. Além disso, algumas lentes podem dar a impressão de sombrear abaixo dos olhos e ainda destacar as bolsinhas. Então, vale a pena usar um bom corretivo com efeito de reflexão de luz. E como a dica que a gente viu no site da revista Glamour britânica: esfumar, esfumar e esfumar!


8 - Invista nos detalhes

E na hora de criar a maquiagem, vale esquecer regras antigas e testar um equilíbrio só seu, entre as suas escolhas e a sua armação.

A redatora que está escrevendo este texto, (eu, Alline (; ) considera fundamental delinear os olhos seja com lápis ou delineador. Principalmente para quem usa óculos para miopia - para dar uma sensação de aumentar os olhos.


E olha, a nossa social media Larissa Trinchão tem um conselho ótimo: “busque detalhes com contrastes! Para que a maquiagem se sobressaia mesmo com óculos, o ideal é buscar elementos marcantes, como um canto iluminado, um delineado mais pesado ou uma máscara de volume!” Então, “fechou”, como ela mesma diz.


E a expert em beleza e criadora de marcas de maquiagem Bobbi Brown tem uma receita infalível também: corretivo + máscara nos olhos + um batom de cor impactante e seus óculos, claro.



Pra inspirar - tem pasta no Pinterest pra buscar ideias: Makeup e óculos


Para criar looks com ou sem óculos - entra lá no app da Be Beleza Tech! É de graça e está disponível para Android e iOS.



댓글


bottom of page