top of page

História das sobrancelhas: elas mudam e os produtinhos também


Finíssimas, super arqueadas, volumosas, despenteadas… Se você acompanha as novidades de beleza nos últimos anos, já percebeu que as formas de usar as sobrancelhas mudam e os produtos que usamos para estilizá-las também.


Os kits de sobrancelhas ficaram maiores e os produtos estão cada vez mais tecnológicos, conferindo não apenas cor, volume ou fixação, mas também ativos de tratamento, por exemplo.


Vamos voltar no tempo e dar uma olhada no passado das sobrancelhas para perceber como os produtos evoluíram? Vem com a gente que hoje é dia de história da beleza, baby!



Metade do rosto de uma mulher branca e loira de olhos fechadoscom mãos que seguram uma pinça e uma escovinha de sobranceelhas.


O começo da ousadia na história das sobrancelhas

Em 1920, as fábricas de maquiagens e cosméticos estavam crescendo e a inventando novas fórmulas. Era principalmente no teatro que elas surgiam ou eram testadas. As atrizes e dançarinas eram as influencers daquele tempo! Mesmo sendo consideradas ousadas demais, elas eram as referências na beleza, moda e comportamento.

Bem dramáticas: sobrancelhas finas como se fossem um fio, levemente arqueadas e longas. As atrizes muitas vezes raspavam, para poder desenhar as sobrancelhas de acordo com a personagem!

É legal também pensar que as nossas antepassadas, aqui no Brasil, tinham acesso a pouquíssimos itens de maquiagem. Principalmente se elas moravam em cidades fora das capitais.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1920:

Pinças, lâminas, kajal para desenhar.


Procure por:

Clara Bow



O mundo descobria a tela grande

A moda que antes era ditada apenas pela elite, agora também surgia no estilo das artistas de teatro, dançarinas e das inacreditáveis estrelas do cinema.

Em 1930, as sobrancelhas ainda eram um recurso para expressar fisionomias bem caricatas nas telas e seguiram bem fininhas na vida real.

Mas em 1930 elas eram mais arqueadas, com o ponto mais alto do arco bem alinhado com as pupilas dos olhos. Esse efeito dava uma expressão mais séria, de autoridade, de mulher forte. Bom lembrar que o mundo sofria os impactos da Segunda Guerra Mundial.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1930:

pinças, lâminas, kajal para desenhar.


Procure por:

Greta Garbo



Tempos difíceis, sobrancelhas mais naturais

A década de 1940 é bastante marcada pelo fim da guerra. É preciso saber que nesses anos de batalhas, as mulheres trabalharam fora de casa pela primeira vez. Elas tiveram que ocupar postos de trabalho que antes eram exclusivos dos homens. Isso impactou a sociedade de muitas formas, e tudo mudou na moda e na beleza.

No período antes das guerras cessarem, as pinças foram deixadas um pouquinho de lado, e as sobrancelhas voltaram a apresentar fios. Mais natural, mais espessa e com formato definido.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1940:

Pinças, e sabão para pentear.


Procure por:

Rita Hayworth


Publicidade e TV

A década de 1950 foi marcada pela publicidade, invenções eletrônicas domésticas e pelo aumento considerável de produtos de higiene e beleza. O mundo, de repente, era outro.

Nessa década foi criado o primeiro canal de TV do Brasil. Tente imaginar o que isso representou!

As sobrancelhas das musas da época eram mais gráficas e quadradas, com um arco alto e pontudo. Independentemente da cor do cabelo, era bonito ter uma sobrancelha bem cheia e mais escura.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1950:

Lápis de olho, pinças, sabão.


Procure por:

Marilyn Monroe


Grossa ou fina?

A década de 1960, segundo especialistas em história da beleza, foi marcada por dois tipos de sobrancelhas: grossas e retas, ou finas e desenhadas.

As sobrancelhas mais finas e desenhadas eram as preferidas de quem queria um visual mais focado na maquiagem dos olhos. Nesse período, surgiram as maquiagens com delineadores e o estilo crease cut. Elas eram bem altas, criando um efeito de lifting.

As sobrancelhas mais grossas e retas acompanhavam tanto um estilo mais minimalista, mais rocker quanto um estilo mais floral, mais hippie.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1960:

Pinças, lápis de olho, sombras, escovinhas, sabão.


Procure por:

Audrey Hepburn e Twiggy



Com maquiagem ou totalmente sem

Na década de 1970 as sobrancelhas também refletem os principais caminhos de estilo: o foco nas pálpebras das adeptas da Disco Music e a naturalidade das hippies.

Elas podiam ser finas, altas (com o efeito lifting da década anterior), quase sem pelos, bem apagadinhas e seguindo a ideia de não tirar o foco da makeup nos olhos. As sombras cintilantes e as máscaras para cílios estavam com tudo.

Ou podiam aparecer totalmente naturais, sem interferência, em característica de exaltação à natureza feminina e a recusa em se encaixar em padrões impostos.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1970:

Pinças e só.


Procure por:

Cher e Joni Mitchell



Sobrancelhas de personalidade

1980, década conhecida pelos exagero, mas também pela expressão de estilo pessoal. Mesmo com muitos modismos numa mesma época, no geral, o estilo que associamos à década de 80 é de sobrancelhas bem naturais.

Elas eram bem cheias, volumosas e até mesmo a junção entre elas foi aceita.



Produtos usados nas sobrancelhas em 1980:

Pinças, escovinhas e cera.


Procure por:

Brooke Shields e Malu Mader, mas também Dolly Parton.



Quase sem sobrancelha

As sobrancelhas superfinas e desenhadas em arco dominaram a década de 1990 e causaram muitos arrependimentos.

A década da música e da moda tinha as cantoras e modelos como as principais influenciadoras de comportamento.

Antes de existirem os tutoriais de Youtube, em um mundo sem internet, eram as revistas que faziam o papel (literalmente) de guias de beleza e ensinavam como conseguir o look da cantora.


Produtos usados nas sobrancelhas em 1990:

Muita pinça e lápis de olhos!


Procure por:

Drew Barrymore e Kate Moss



A virada do milênio

Nos anos 2000, as sobrancelhas começaram a engrossar, mas ainda eram deixadas bem finas e com o final bem pontudo. Quem era fã das pinças precisou investir em produtos específicos para o crescimento de fios.

O importante é que elas deixaram de ser tão marcadas e desenhadas, ficando mais claras, com a cor mais natural.


Produtos usados nas sobrancelhas em 2000:

Ainda muita pinça! Escovinhas, gel e cera.


Procure por:

Paris Hilton



O boom das sobrancelhas

As redes sociais causaram muito impacto na beleza. Na era das selfies, todo mundo percebeu a importância das sobrancelhas na expressão facial.

De 2010 em diante, elas precisaram ficar completamente perfeitas, cheias, bem definidas e esculpidas. Pose perfeita, cabelos perfeitos, pele perfeita e sobrancelhas perfeitas.

Uma nova categoria de produtos específicos para as sobrancelhas nasceu e os ativos para crescimento, força e volume entraram em cena.


Produtos usados nas sobrancelhas em 2010 em diante:

Linhas específicas com lápis para sobrancelha, kits de sombras, pomadas, géis e escovinhas. Além de produtos com vitamina B5 e óleo de rícino. Recursos semi permanentes como a micropigmentação.


Procure por:

Kardashians-Jenner



Vem aí

Em 2021 a ideia é usar as sobrancelhas do jeito que quiser e se encaixar melhor tanto com o seu lifestyle quanto com o seu estilo atual. Se você tem mais tempo para dedicar, elas estarão polidas e definidas. Se não, estarão naturais, com fios longos e volumosas.

O que vale é elas estarem prontas para outra, ou seja: permitirem diferentes acabamentos.

Modismos como a laminação, as sobrancelhas coloridas entre outros, se tornaram mais comuns, mas não substituem em definitivo nenhuma outra tendência.

Atualmente a tendência é ter possibilidades.


Produtos usados nas sobrancelhas em 2020:

Lápis para sobrancelha, pomadas, géis e escovinhas. Recursos semi permanentes como brow lamination.


Procure por:

Bella Hadid e Dua Lipa




Sobrancelhas naturais

E por falar em sobrancelhas atuais, no nosso app temos um passo-a-passo incrível para preencher as sobrancelhas de forma natural em pouquíssimos minutos. Corre lá! O app da Be beleza Tech está disponível para sistemas Android e IOS.





bottom of page