Não caia em ciladas com skincare e beauty hacks na internet

Corre que é cilada! Todo mundo passa muito tempo vendo videozinhos de truques de beleza nas redes sociais. É uma delícia ficar vendo skincare e beauty hacks caseiras. Dá aquela esperança de conseguir a pele dos sonhos apenas com coisas que já temos em casa, né? Mas a verdade é que a maioria desses virais se enquadram na máxima - prometeu tudo e entregou nada!


Para além de não funcionar, tem truquezinho que é na verdade uma bomba. A gente listou aqui alguns pontos importantes para ficar atenta na hora de seguir as dicas que viralizam relacionadas à skincare. E pra isso, conversamos com o Igor Bonfim, do @igorskincare que é ligado nas últimas trends sobre cuidados com a pele que circulam na internet e vai nos ajudar a te lembrar que tem que sempre desconfiar quando a coisa parece muito mágica. Se liga e vem com a Be!


Garota negra mostra a utilização de algum produto para a pele enquanto se grava com um celular que está em um suporte em cima de uma mesa.


Comida a gente come, tá?!

Se tem um tipo de viral que o povo adora é o tal de passar coisas de comer no rosto. No geral, as dicas e beauty hacks são, digamos, inofensivas, e o máximo que vai acontecer é… Nada! Mas, se fosse só isso estava bom. Usando alimentos cítricos na pele, você pode irritá-la, ou mesmo causar manchas, caso se exponha ao sol, por exemplo.

Igor ressalta: “Cuidado ao trocar produtos por alimentos! Laranja tem bastante Vitamina C, mas não faz sentido você esfregá-la na pele, né?”

Só pra exemplificar brevemente, a vitamina C para ser absorvida pela pele precisa passar por processos que vão estabilizá-la para ela não estragar em segundos, e para deixar as moléculas bem pequenininhas para que sejam absorvidas.


Sua pele, seu templo

Essa dica vale pra pensar com muito carinho antes de se jogar em alguma dica de skincare que possa potencialmente irritar ou até mesmo agredir sua cútis. Os beauty hacks que envolvem esfoliação com elementos de cozinha ou processos que causam pequenos inchaços na boca, por exemplo, devem ser evitados. Corre!

“Trate sua pele com delicadeza. Não busque alternativas caseiras que possam ferir ou machucar sua pele. Sempre consulte um profissional e faça seus procedimentos com segurança”, indica Igor. É sobre cuidar bem de si, de verdade.


Alergia é um drama real

Algumas pessoas são mais propensas à crises alérgicas, mas é muito importante saber que absolutamente ninguém está livre de ter uma reação DO NADA.

Igor recomenda ter atenção aos alergênicos! “Reações alérgicas podem nos pegar de surpresa a qualquer momento, então pesquise bem antes de aplicar algo sobre a pele.”

O ideal é sempre fazer testes de aplicação em pequenas áreas. Outro ponto é que algumas substâncias são mais relacionadas à alergias e, no geral, a indústria de cosméticos evita utilizar ou trabalha muito para extrair somente o essencial delas. É justamente para minimizar riscos que as marcas precisam fazer testes e mais testes para formular produtos com menos chances de irritar a pele.


Cuidado com as fake news da skincare

“Não acredite em tudo o que vê! Normalmente assistimos a recortes de um processo e raramente vemos o que acontece a longo prazo com a pessoa”, alerta Igor.

Pois é, como em tudo relacionado às redes sociais é preciso ver as coisas sempre pensando: “será?”

Skincare é sobre rotina e consistência, um trabalho de formiguinha construído dia após dia. Não acredite em resultados milagrosos e instantâneos.


Skincare básica pra criar uma rotina

E por falar em rotina, o Igor é um dos nossos experts e criou com a gente um look-tutorial mara com os passos principais de uma rotininha de skincare simples e fácil - pra ninguém ter desculpa de não fazer. Se você não tem nosso app, baixe gratuitamente na sua loja de aplicativos (Android e iOS) e procure pelo look "Skincare Básica" - tá babado.