Rotina de cuidados com a pele tatuada: mitos e verdades

Atualizado: 2 de dez. de 2021

Assim como a moda, a arte da tatuagem conta a história de cada um. Encontramos essa frase no blog da Hendrik Men Care em um post falando sobre as memórias que cada tatuagem pode carregar para além da própria existência. E que, por isso, devemos cuidar bem da pele tatuada.


Tattoo care é a skincare para a pele com tatuagem. Esse cuidado é fundamental para manter a pele tatuada com brilho e os desenhos e palavras com definição por mais tempo.


Pensando nessa categoria de cuidados tão específica, buscamos algumas informações sobre os mitos e verdades que encontramos por aí sobre a pele tatuada. Vamos lá!?


Montagem com duas imagens - a primeira em close de uma tatuagem de barco com palavras escritas em cima Tattoo care, na segunda temos um homem de barba partindo um sabonete facial


Hidratar a região ajuda a manter as cores vivas?

Verdade.

A tatuagem é um desenho feito com agulhas bem finas que ultrapassam a camada mais externa da pele, a epiderme, e aplicam os pigmentos na camada intermediária da pele, a derme. A epiderme se renova constantemente, enquanto a derme se renova de forma muito mais lenta. Hidratar a epiderme significa manter essa superfície com mais saúde e evitar desgastes que podem afetar as camadas mais profundas. Utilizar produtos específicos para tatuagem é bem interessante pois eles possuem ingredientes de hidratação profunda que atingem também a derme.


Proteger a tatuagem do sol é importante?

Verdade.

Seguindo a linha de raciocínio da hidratação, manter a pele bem protegida do sol evita descamação e a aceleração da renovação da pele. Outro ponto importante é a interferência do sol no próprio pigmento. O sol é um famoso agente oxidante que causa desbotamento não só de tatuagens.



Esfoliar a pele causa desbotamento da tatuagem?

Mito e Verdade.

A resposta para essa pergunta depende se essa tatuagem já está totalmente cicatrizada ou não. Uma tatuagem pode demorar de um até dois meses para cicatrizar completamente. Durante esse período uma esfoliação pode arruinar traços e a pigmentação. Depois desse período uma esfoliação leve não é capaz de remover os pigmentos da tatuagem. Lembrando que uma tatuagem bem feita ultrapassa a epiderme e deposita o pigmento no fundo da derme.


Onde tem tatuagem não nasce pelo?

Mito.

Os pelos tendem a crescer normalmente mesmo após a tatuagem. Os folículos pilosos de onde nascem os pelos ocupam a derme, onde o pigmento de tatuagem também é depositado, mas no geral, eles voltam a crescer normalmente.

Como a epiderme é uma região com muitos vasos sanguíneos e folículos, é preciso fazer a tatuagem em estúdios confiáveis que levam a sério a profissão e os protocolos de higiene. Qualquer alteração e dúvidas, vale à pena consultar uma dermatologista.



Tattoo colorida dá mais trabalho?

Mito.

O que acontece é que o desbotamento pode ser mais visível. Ao sofrer efeitos de desgaste, as tattoos coloridas podem ficar mais claras e isso pode ser mais facilmente percebido. A tinta preta antes de ficar muito clara passa por vários estágios de cinza que são quase imperceptíveis.

Acima de tudo é importante se certificar da qualidade do pigmento que será usado. A qualidade da tinta vai impactar no preço final do valor cobrado pelo tatuador, mas vai valer cada centavo. Procure saber também se a tinta usada pelo tatuador é registrada na ANVISA.


Tatuagem não precisa de nenhum cuidado específico

Mito.

Além da atenção durante o período da cicatrização, que são fundamentais para a qualidade do resultado, a pele tatuada se beneficia dos cuidados diários até mesmo na fase madura, quando a tatuagem começa a desbotar.

Existem produtos com efeitos cicatrizantes e anti-inflamatórios que auxiliam a recuperação da epiderme. Os produtos podem ajudar no controle da oleosidade, na ação anti-oxidante e principalmente na hidratação profunda.

É importante saber que além do sol, o corpo vai naturalmente absorvendo esses pigmentos bem lentamente. Então, o desbotamento é uma realidade. Resta saber se ele será rápido, devido a uma pele maltratada, ou bem devagarinho, de uma pessoa que quer manter sua história contada na pele por mais tempo.



Be + Hendrik

A Hendrik Men Care é nosso parceira nessa série de tutoriais com rotinas simplificadas e inteligentes de cuidados masculinos. A marca criou produtos inteligentes com rápida absorção e secagem pra incentivar os homens a ter uma rotina de cuidados com o rosto, barba e também tatuagem.

Temos um tutorial de cuidados tattoo app da Be Beleza Tech. Nosso app está disponível para sistemas Android e IOS.