top of page

Dicionário de beleza: Tipos de batom

Seja para copiar um look de famosa ou comprar um batom online, é muito útil saber o que significam os tipos de batom e qual a diferença das texturas e acabamentos que encontramos em diversas marcas de maquiagem. Seguindo nossa série de posts Dicionário de beleza - aqui o tema é batom!


Mão com unhas pintadas de esmalte preto segura um batom bala vermelho de embalagem dourada
Você conhece todos os tipos de batom?

Tipos de envase de batom:


Batom Bala

O batom em bala é o nosso mais tradicional queridinho dos lábios. Ele é aquele que vem em frasco com base giratória e tampa. Você gira e ele sai. Depois de usar, gira ao contrário para guardar.


Batom Líquido

O batom líquido vem em frasco com aplicador. A fórmula é fluida e de secagem rápida. A embalagem é a mesma de certos tipos de gloss, mas o batom líquido é mais pigmentado e vem geralmente em acabamento matte.


Batom lápis, Crayon, Stick ou Chubby

O batom que parece um lápis. Ele é fácil de segurar e possibilita uma aplicação bem prática. Alguns têm uma ponta mais fina que ajudam a obter um contorno mais preciso e outros são mais arredondadas para um efeito mais esfumado.

Tipos de textura e acabamento das fórmulas de batom:


Batom Cremoso

Os batons cremosos são macios e deslizam facilmente pelos lábios. Com boa cobertura,o acabamento é levemente brilhante.


Batom Matte

Os batons matte são mais secos com aspecto aveludado e potencializam o efeito da cor. O acabamento é fosco.


Batom Acetinado

É um batom cremoso que não possui partículas de brilho, mas garante um efeito sutil de luminosidade. Tem uma cobertura mais transparente.


Batom Cintilante

É um batom que tem as partículas de brilho em sua composição. O batom cintilante é um batom perolizado com efeito brilhante.


Batom Metálico

O batom com efeito metálico é um tipo de batom cintilante com partículas de brilho que deixam as cores com aspecto metalizado.


Batom Translúcido

Também conhecido como sheer, transparente em inglês, os batons translúcidos dão um pouco de brilho e tem pouco pigmento. No geral ele permite a construção de camadas.


Batom Vinil

Bem brilhoso e com alta cobertura, os batons com efeito vinil, laqueados ou verniz deixam os lábios com um acabamento envernizado super brilhante, de efeito molhado e cores intensas.


Lip tint

O lip tint é um pigmento para lábios, como o próprio nome diz em inglês. Sem deixar nenhum tipo de acabamento de brilho ou textura, o lip tint apenas garante um efeito de cor na boca. Multifuncional, pode também ser usado como blush.


Batom Balm

Os batons da categoria balm têm como foco na hidratação dos lábios com ativos para garantir tratamento ou proteção solar. Costumam ser translúcidos com pouca pigmentação de cor e leve efeito de brilho.


Gloss

O lip gloss ou brilho labial é usado para garantir um acabamento brilhoso aos lábios. Há versões com cores, partículas de brilho aparente, ou cobertura laqueada.





Quer saber o que fazer com tantos tipos de batom?

Baixe o app da Be Beleza Tech e descubra um universo de possibilidades. Maquiagem sem blá blá blá no seu celular, de forma personalizada e passo a passo!


Ouviu um termo que achou diferente ou que nem passou pela sua cabeça o que seria? Manda para a gente!





bottom of page