top of page

Wiki de Beleza • Batom

Atualizado: 24 de jan. de 2022

O batom é uma maquiagem tão importante que até mesmo o emoji que simboliza makeup é um batonzinho - 💄 !

Os batons são aplicados nos lábios, podendo também aparecer como curingas de quem curte um #beautyhack esperto, usando o batom também como blush, por exemplo.

São inúmeras cores, texturas e acabamentos e vamos falar aqui um pouquinho mais a fundo sobre o batom que é, sem dúvidas, o principal item de maquiagem de uma necessaire.



Para que serve um batom?

Como dissemos, batons foram criados para dar principalmente cor aos lábios. Os primeiros registros do uso de maquiagens específicas para colorir a boca são bem antigos, coisa de 5.000 a.C!! Os primeiros a usar foram os Sumérios, pessoal lá da região que hoje é o Egito, uma das primeiras civilizações que temos registros. Bem, eles fizeram inovadoras misturas que na época continham minerais e vegetais. E o motivo? Parece que para rituais religiosos, como proteção a efeitos do ambiente e clima, mas também como forma de se diferenciar. E você sabia que o batom foi durante muito tempo item usado por homens e mulheres?

O batom do tipo que a gente conhece hoje, aquele que vem num tubo e sobe e desce, sabe? Esse tipo de batom de Média, por exemplo, usar cor nos lábios era considerado até mesmo pecado.

Por fim, o batom do tipo que a gente conhece hoje, aquele que vem num tubo e sobe e desce, sabe? Esse tipo de batom só surgiu em 1915!

O dia do Batom

Sabia que 29 de julho é o Dia do Batom? Pois é, o ​​Dia Internacional do Batom foi criado nos Estados Unidos e aos poucos a data entrou para o calendário e diversos países ocidentais, incluindo nós aqui do Brasil.

Por que ficar de olho nessa data? Porque é muito comum as marcas de maquiagem criarem promoções especiais no dia! Fique de olho!

Do que é feito um batom?

Batons são feitos de misturas de ceras e pigmentos que dão cor ao produto. A quantidade dessa mistura, que inclui ainda outros ingredientes para efeitos e conservação é o que determina se o batom será líquido, sólido, cremoso ou matte, por exemplo.

Tudo é misturado e cozido (sim!) em recipientes específicos e fusores, dependendo do porte da fábrica. Tanto as receitas, como as quantidades e o tempo e temperatura são segredos bem guardados de cada marca!

Principais ativos que podem aparecer em batons

Batons podem ter em sua composição ativos funcionais que enriquecem sua formulação e agregam tratamentos.

Além do fator de proteção solar, alguns importantes ativos que encontramos hoje: Vitamina E, retinol, colágeno e ácido hialurônico.

Tipos de envase de batom

Os batons são encontrados em diversos formatos. Os principais tipos de envase e embalagem são o batom bala, aquele que vem em frasco com base giratória e tampa. O batom líquido que vem em frasco com aplicador. E o batom que parece um lápis. Além desses mais comuns, temos também batons que são envasados em estojos como as paletas de sombras.

Saiba mais sobre os tipos de envase de batom no nosso superpost: Dicionário de beleza: Tipos de batom


Tipos de textura e acabamento das fórmulas de batom

Batons podem ter texturas e acabamentos diversos. Batom cremoso, matte, de efeito acetinado, cintilante, metálico, vinílico e acabamento translúcido. Tem ainda os produtos que quase são batons, como o lip tint, o gloss e o lip balm! Muitas possibilidades!

Saiba um pouquinho de cada um deles no nosso post especial sobre tipos de batom.


Como aplicar batons

Quer saber o que fazer com tantos tipos de batom? Temos um outro post sensacional com muitas dicas pra não borrar o batom entre outros conselhos: Sem borrar! Manual da fixação de batom em tempos de máscaras


No app da Be Beleza Tech tem universo de possibilidades de aplicação de batons. Maquiagens sem blá blá blá no seu celular, de forma personalizada e passo a passo

O que é importante saber sobre os batons:


Com algumas informações de Marcos Spina da Join Me Inovações Cosméticas.



bottom of page