Wiki de Beleza: Delineador

Popularzão nos últimos anos, o delineador além de ter virado um item básico dos estojinhos de maquiagem, se tornou também um verdadeiro challenge da vida offline, fazendo que que memes e tutoriais dedicados à difícil arte de não borrar se espalhassem pelas redes.


O delineador é um derivado do bom e velho lápis de olho. Para mais precisão de aplicação e um resultado mais gráfico, no lugar de uma mina sólida, eles vêm em formulações em gel ou líquidas para serem aplicados com pincéis ou preenchendo a carga de canetas.


O delineador pode ser usado para criar looks com aparência bem natural, servindo como realçador do desenho natural dos olhos, para criar o famoso olho gatinho, esfumados de longa duração ou como material para looks altamente artísticos e criativos. Neste wiki de beleza, vamos conhecer mais sobre esse queridinho da necessaire.


Retrato de rosto de uma garota com cabelos pretos, franja, sobrancelhas grossas, boca com batom vermelho queimado e pierving nos lábios. Ela usa maquiagem nos olhos e um delineado bem gráfico, como um gatinho alongado.
Qual o seu tipo de delineador favorito?

Para que serve um delineador?

O delineador é um cosmético de beleza utilizado no contorno dos olhos para criar efeitos de maquiagem. Ele é aplicado principalmente na pálpebra superior, próximo da raiz dos cílios.

Sua formulação é em gel cremosa ou líquida e pode ser aplicada com pincéis ou dispensados em uma espécie de esponja, dentro de um cilindro que parece uma caneta.

Dessa forma, temos a possibilidade de criar diferentes espessuras de traço. Desde traços finos para realçar o olhar de forma sutil, passando pelos gatinhos até chegar nos delineados gráficos e abstratos.

Podemos encontrar delineadores pretos, marrons, brancos e em cores diversas.


Tipos de delineador

Separando os delineadores de seu irmão delineador mais antigo, o lápis de olho, separamos os delineadores em duas categorias:

Delineador Líquido:

O delineador líquido como seu próprio nome diz é um produto que vem em forma líquida levemente densa sendo necessário recipientes adequados para sua comercialização e para a aplicação da consumidora. No geral, ele vêm com aplicador acoplado, ou como no caso das canetas, são o líquido que preenche a carga.


Delineador em gel:

O delineador em gel pode tanto vir em uma formulação mais cremosa ou um pouco mais líquida. No geral, é comercializado em potinhos unitários sem aplicadores.


Do que são feitos os delineadores?

Diferenciadas as fórmulas pelos dois tipos de delineadores, podemos dizer que os delineadores líquidos possuem principalmente água, polímeros e pigmentos e que cada marca investe mais ou menos em atributos com ingredientes de fixação, resistência à água, espalhabilidade e cobertura.

Já os delineadores em gel, não possuem água ou quase nada de água. Além dos polímeros, ingredientes para gelificação e pigmentos, eles também possuem ingredientes como a sílica para garantir a possibilidade de esfumar o produto. Em alguns casos são acrescentados ingredientes para a secagem mais rápida e também para a formação de uma cobertura em filme. Por isso eles secam tão rápido dentro do pote! Não esqueça de usar e tampar bem para não ressecar o produto!


Tipos de aplicadores de delineador

Como definimos, os dois tipos de delineadores possuem características próprias na sua formulação, mas nas prateleiras, se diferenciam principalmente pela sua aplicação:


Pincel acoplado:

O delineador líquido ou em gel com aplicador em pincel é o tipo que possibilita uma boa variedade de looks. Ele te dá a chance de criar a espessura de traço que quiser, inclusive as ultrafinas.


Caneta:

As canetas com ponta de feltro ou algodão são as favoritas das iniciantes e perfeitas para fazer o famoso olho gatinho. Tem looks no app da be - já viu? ( Android e iOS).

Existem canetas específicas para traços mais finos e outras com a ponta já criada para facilitar a criação de ângulos agudos.


Ponta rígida:

O delineador com ponteira durinha de silicone ou plástico é um tipo que garante firmeza, que é prático para quem está começando a criar delineados, mas não possibilita a criação de traços muito finos.


Pincéis delineadores:

É possível investir em pincéis de maquiagem específicos para usar os delineadores em gel. Eles garantem máxima precisão e a possibilidade de criar qualquer tipo de espessura de traço.


Como escolher o delineador?

Para saber como escolher um delineador para chamar de seu, podemos nos basear em algumas características pessoais e relacionar ao tipo de aplicador de delineador.

Como é a firmeza da sua mão? Mãos trêmulas podem se beneficiar por aplicadores com ponta rígida e com canetas.

Precisa treinar um pouco mais? A caneta é o começo perfeito para alcançar o delineado perfeito. Com ela você tem mais firmeza na pega e pode treinar bastante até conhecer bem o seu formato de olho.

Considera seu controle motor fino excelente? Se joga nos delineadores com aplicadores em pincel ou invista num delineador em gel e nos seus próprios pincéis de delinear.


Como aplicar o delineador?

Para cada tipo de delineador, temos algumas dicas que podem facilitar a vida dos borrões e do eterno - tira e refaz, que sempre acompanham quem está começando a aprender a delinear.

Somos suspeitas aqui, mas no nosso app tem diversos looks com delineados que te ajudam a fazer o traço sem muito blá-blá-blá.


Temos também um post MARA com dicas perfeitas das nossas experts: ​​5 principais erros na hora de fazer o delineado gatinho


E outro incrível pra te inspirar pra ir além do delineado preto e se jogar no universo multicolorido: Delineado Colorido | 10 ideias para experimentar a trend

O que você precisa saber sobre delineadores?


Imagem com o resumo do texto do blog sobre delineador