top of page

Wiki de Beleza: Iluminador

Atualizado: 25 de jan. de 2022

O iluminador é um item de maquiagem que ganhou muito destaque nas últimas décadas. Mas antes ninguém usava iluminador? Claro que sim! Mas não do jeito que usamos hoje em dia! Além de ter sido incorporado na rotina diária de makeup, temos muito mais opções de tipos, texturas e cores de iluminadores.


O iluminador é um dos itens que utilizamos para trabalhar os volumes do rosto a partir da maquiagem. Usamos para criar efeitos de luz e sombra, parte do tão famoso contorno.


Se você é fã de uma maquiagem toda trabalhada no glow, aprenda mais sobre esse queridinho da necessaire - o iluminador.


Modelo de pele branca bronzeada com olhos azuis e sobrancelhas bem grossas usa maquiagem com bastante iluminador e bronzer.

Para que serve um iluminador?

O iluminador é um produto de maquiagem usado no rosto e no corpo que reflete a luminosidade.

Por possuir esse atributo, ele pode tanto criar pontos de luz específicos, como ser distribuído em áreas maiores para um efeito reluzente na pele.


Do que são feitos os iluminadores?

Os iluminadores, sejam eles de qualquer tipo, possuem como ingrediente principal algum componente com poder reflexivo.

O mais comum é a mica, espécie mineral disponível em várias tonalidades. No geral, o brilho dos iluminadores vêm de algum tipo de mineral e até mesmo pedras preciosas.

Argilas também são bastante utilizadas.


Tipos de iluminadores

Os iluminadores podem ser encontrados em diversos tipos de embalagens unitárias ou acompanhando outros itens em kits e paletas. Sobre sua forma enquanto produto, temos:


Iluminador em pó:

Os iluminadores em pó compactos são encontrados em estojos únicos, duos, trios, quartetos em paletas maiores com sombras e outros itens. Já as versões em pó solto são vendidas em potes únicos.

Os iluminadores em pó podem ter mais cor e partículas de brilho menores, ou o contrário, partículas de brilho maiores e menos cor de cobertura.

Iluminador líquido:

O iluminador líquido entrou para a necessaire das mulheres depois do lançamento do Strobe Cream da MAC Cosmetics nos anos 2000.

Nos últimos anos, versões com conta gotas foram moda entre as marcas, graças ao sucesso do tipo de aplicador nos tutoriais de internet.

Os iluminadores líquidos, no geral, oferecem muito efeito de brilho a partir de partículas de brilho mais unidas e homogêneas.

Iluminador em creme:

O tipo de iluminador mais antigo. Hoje em dia, a apresentação mais comum do iluminador em creme é em embalagens stick.

Com relação ao brilho que oferece é, geralmente, a opção mais natural. As fórmulas em creme focam no efeito de cor e são as favoritas para contornos.


Tonalidades de iluminadores

Os iluminadores podem ser encontrados em diversos tons, sendo os mais comuns: rosados, champagne, perolados amarelados, pêssego, bronze e dourados.


Efeitos dos iluminadores


Iluminadores de efeito perolado ou shimmer:

Com partículas de brilho visíveis, mas não tão grandes como o glitter.

Iluminadores de efeito cintilante:

Com partículas de brilho maiores e bem visíveis.

​​Iridescente ou holográficos:

Que revelam as cores do arco-íris no seu reflexo.

Iluminadores de efeito molhado ou glossy:

Com muitas partículas de brilho, bem pequenas e unidas. Os iluminadores líquidos são os principais itens para conseguir o efeito molhado.



Como escolher o iluminador?

Para escolher o tipo de iluminador é preciso levar em consideração alguams características da pele e a intenção de uso:


Pelo tipo de pele:

Para peles oleosas e com bastante brilho natural, as opções em pó podem ser mais confortáveis.

Pelo tom de pele:

Um jeito simples de escolher o tom do iluminador é seguir as regras clássicas de maquiagem.

Tons rosados e levemente pêssegos para peles claras que não bronzeiam. Tons bronze, rosas médios, pêssegos e dourados para peles que bronzeam. Tons dourados, bronze, rosados mais escuros e laranja para peles negras.

Lembrando que na maquiagem atual, as regras são constantemente subvertidas! O que vale é se sentir bem!

Pelo propósito:

A escolha do tipo de iluminador adequado pode também se pautar no tipo de uso. Se o produto será usado em pontos específicos, em toda a pele, para criar contorno ou se vai atuar em dupla com o corretivo, por exemplo.

Pelo acabamento e efeito desejado:

Definido o tipo de formulação e o tom, é hora de escolher o efeito desejado. Mais natural ou artificial, e tudo o que podemos encontrar entre esses dois extremos!



Como aplicar o iluminador?

No nosso post ​​Maquiagem com brilho: use sem medo, nossa founder Carolina Habeyche deu uma dica super importante sobre maquiagens com brilho: “lembrar que o brilho dá volume e é usado para criar efeitos e luz e sombra. Então, se você quer ressaltar uma parte do seu rosto - coloque brilho ali.”


Sabia que o iluminador é um item de maquiagem multifuncional? As pessoas compram vários iluminadores, ou investem em paletas ou potes grandes que duram um tempão e muitas vezes não sabem que dá pra usar o iluminador em outras situações além das tradicionais.


Iluminador criando pontos de luz:

Os locais que tradicionalmente recebem pontos de luz com o iluminador são: acima da maçã do rosto, no dorso do nariz, no arco do cupido (acima dos lábios), no canto interno do olho e embaixo do arco da sobrancelha.

Iluminador para deixar a base glow:

A Carolina tem uma dica para você que adora um truquinho esperto: “Se você quer fazer uma pele glow e só tem uma base matte, depois do primer ou hidratante facial, aplique o iluminador em todo o rosto e depois reaplique a base por cima. O resultado é um efeito perolado bem interessante.”

Usando o iluminador como sombra:

O iluminador por ser utilizado como uma sombra iluminadora em toda a pálpebra para um efeito bem iluminado.

Usando o iluminador com o batom:

É possível misturar um pouco de iluminador com um batom matte para atribuir um efeito perolado e clarear levemente o tom do batom.

Usando o iluminador com o gloss:

O iluminador pode dar um efeito perolado em um gloss que tenha apenas o efeito de brilho molhado. Basta aplicar o iluminador nos lábios e depois aplicar o gloss por cima.

Usando o iluminador para um acabamento em toda a pele:

Consiga um acabamento perolado em toda a pele usando um pincel de pó bem fofo (é importante que tenha bastante cerdas para um efeito bem esfumado. Quem tem a pele oleosa pode não sentir tanto conforto nesse tipo de acabamento.



O que é importante saber sobre iluminadores?


Ficha com informações básicas sobre o item de maquiagem iluminador, parailustrar vemos uma foto de uma modelo negra com uma maquiagem bem iluminada em tom dourado.



bottom of page