Wiki de Beleza: Lápis de olho

Atualizado: 5 de abr.

Numa lista de produtos para a maquiagem, o lápis de olho é indispensável pois é extremamente versátil. Do kajal de tempos remotos às versões modernas com pontas retráteis e acessórios acoplados, o item dá um show em termos de possibilidades.

Dá pra usar o lápis na linha d'água, abaixo da linha d'água, criar traços de todas as espessuras, mais gráficos ou esfumados e, claro, se divertir com as inúmeras possibilidades de cores.


Neste wiki de beleza você vai conhecer mais sobre esse produto tão básico da maquiagem. E por sinal, as tendências que olham para os anos 90 e 2000 trouxeram o lápis de olho de novo para o topo da lista dos itens fundamentais para conseguir recriar looks nostálgicos.


Close dos olhos verdes de uma mulher branca fazendo um contorno dos olhos delineado com lápis de olhos.
Qual o seu efeito com lápis de olho favorito?


Para que serve um lápis de olho?

​​O lápis de olho é um item de maquiagem que pode ser aplicado na linha d'água e nas pálpebras.

Eles podem ser usados para delinear ou esfumar. Podem criar linhas finas ou grossas, perfeitas e gráficas ou orgânicas e esfumadas. Esfumando pode servir de sombra para as pálpebras, além de cobrir falhas nas sobrancelhas.



As primeiras maquiagens da história

Sabia que o kajal é um dos itens de maquiagem mais antigos do mundo? Você já deve ter visto algumas marcas venderem seus lápis de olhos com esse nome significando um lápis com textura mais macia e espessa.

O kajal ou kohl era usado para proteção física da região dos olhos, funcionando como uma armadilha: os insetos grudavam no que estava úmido nas pálpebras e não entravam nos olhos. Mas também faziam parte de rituais religiosos e sociais em períodos antigos, como em civilizações egípcias e asiáticas. Relaciona-se, por exemplo, à símbolos de proteção espiritual, como uma proteção dos olhos, das "janelas da alma" do mau olhado. É até os dias atuais muito popular no Egito, Marrocos, Índia e em países árabes. Originalmente é um pigmento aplicado com uma haste ou pincel pequeno.


Do que é feito o lápis de olho?

A forma mais tradicional de um lápis de olho é como um lápis de madeira ou material plástico com uma mina interna, devendo ser apontado à medida que é usado. Existem lápis em versões apontadores acoplados, ou com pontas retráteis e utensílios auxiliares como espumas para esfumar.

Sobre formulação, os lápis de olhos são basicamente ceras com menos ou mais pigmentação que se diferem pelo acréscimo de ingredientes que dão mais maciez ou mais durabilidade, como as versões à prova d 'água. Essas versões que não borram em contato com suor e lágrimas costumam ter a textura em gel.


Tipos de lápis de olho

Atualmente as marcas buscam se diferenciam e criam sempre novas versões e possibilidades para o item. Resumindo os principais atributos temos:


Lápis de olho tradicional

Tem uma textura mais seca e esfumam menos que outras versões mais macias. São bons para criar traços mais finos e escorrem menos, sendo também indicados para correções em sobrancelhas.


Lápis de olho super macio

É a versão mais molinha, macia, favorita de quem quer criar efeitos esfumados e até mesmo usar o lápis como sombras. Como tem uma textura mais cremosa, não tem como atributo a alta durabilidade. Usando na pálpebra toda, encare como um primer e aplique uma sombra por cima, criando um efeito selante.


Lápis de olho à prova d´água

As versões à prova d´água não borram com suor, lágrimas e podem ser usadas em situações como praia, piscina e festas e eventos que necessitam longa duração. Sua formulação, no geral, é mais cremosa ou em gel, e para retirar o produto é preciso utilizar demaquilantes com fase oleosa ou cleansing oils.



Como escolher o lápis de olho?

Para escolher o tipo de lápis de olho é preciso saber qual a aplicação que deseja e a durabilidade que precisa.

Em se tratando de escolha de cores, tons claros (lápis de olho branco ou nude) podem ser aplicados na linha d'água para criar a ilusão de olhos maiores e mais abertos. Os tradicionais tons escuros (lápis de olho marrom e preto) aplicados na linha d'água dão efeito de diminuir os olhos e ao lado de fora, de ampliar.

Em cores e com efeitos cintilantes podem ser usados como delineadores e também como sombras e iluminadores (tons mais claros e cintilantes).

Como aplicar o lápis de olho?

Para aplicar é preciso se certificar de alguns detalhes para aproveitar as possibilidades do produto:

Pontas feitas corretamente

Primeiro, cuide para o lápis não cair no chão, especialmente os de madeira, pois isso faz com que a mina se quebre internamente. Outro ponto importante, é ficar de olho no apontador. Troque de tempos em tempos, para garantir que o fio da lâmina ainda esteja afiado e fazendo uma boa ponta.


Pele limpa e sem oleosidade

Para uma melhor fixação de qualquer produto, é essencial aplicá-lo na pele bem limpa. Na região dos olhos, é preciso garantir uma limpeza suave, mas que remova o suor, por exemplo.


Movimentos gentis

Por mais macio que o lápis seja, é preciso dar uma leve tensionada na pálpebra apoiando com o dedo na lateral dos olhos e esticando levemente a pele. A dica da nossa founder Carolina Habeyche é "dê uma leve puxadinha para cima enquanto passa o lápis, para não ter chance do traço ficar com aspecto caído."


Dica para quem tem “nervosinho”

A principal dica da Carolina, é usar sempre uma ponta mais arredondada e apostar em lápis mais macios que não precisam de tanto vai e vem para um bom resultado de cor.




O que você precisa saber sobre lápis de olho?