top of page

Cut Crease: o charme dos anos 60

A técnica de maquiagem para os olhos chamada de cut crease é uma das opções que estão no cardápio de looks do nosso app Be Beleza Tech (Android e iOS). Criado pela Leticia Nishimoto, os 12 passos te ensinarão a aplicar a técnica de demarcar o côncavo e criar o seu próprio visual nostálgico com um charme retrô sessentinha.


Mas, você sabe quando surgiu o cut crease? E por que ele tem esse nome? Mergulhamos nessa "ref"e trouxemos muitas inspirações. Vem com a be!


Leticia Nishimoto com o look cut crease criado para o app Be Beleza Tech

O que é o cut crease?

O termo em inglês descreve a técnica de aplicação de sombras e delineadores que demarcam as pálpebras. Cut de cutting, de cortar ou criar uma seção e crease que é vinco, mas também pode se referir às próprias pálpebras.

Além do vinco em tom mais escuro, a técnica também compreende a aplicação de sombras claras na pálpebra móvel e do delineado rente aos cílios superiores.

A intenção final é criar uma ilusão de olhos maiores e vibrantes.



Dos criativos anos 60

Embora a marcação de pálpebra não seja uma invenção específica da década de 1960, esse conjunto de elementos que chamamos de cut crease vem dessa época.

Em 60, explodiram os movimentos culturais juvenis, como o hippie e o mod. A expressão da criatividade, o culto à personalidade e originalidade eram refletidos na moda, nos cortes de cabelo e nas maquiagens.

A indústria de cosméticos lançava mais cores, texturas e a juventude descobria no cinema, TV e revistas, as inúmeras possibilidades da makeup.

Do período, algumas estrelas eram as referências quando o assunto era maquiagens. Faça as contas, imagine como era o mundo em 1960 e admire a audácia dessas mulheres!

O cut crease brilhante de Audrey Hepburn:



O cut crease performático da Liza Minnelli:




E o cut crease de boneca da Twiggy:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Como fazer a maquiagem cut crease?

Em 1960 você podia seguir tutoriais em revistas, como esse famoso passo-a-passo estrelado pela então supermodelo Twiggy:



Hoje em dia, nós aconselhamos se jogar no tutorial sem blá-blá-blá da Be Beleza Tech onde você acompanha as instruções da expert em áudio e vídeo e pode se ver em um espelho virtual com leitura facial e indicações de movimento na tela. Grátis e disponível para Android e iOS. Só vem!



bottom of page