top of page

Tive COVID-19 e agora? Preciso higienizar meus produtos de beleza?!


Confesso que essa questão surgiu na minha cabeça toda vez que me maquiei quando tive reuniões por vídeo durante o meu isolamento enquanto estava com COVID-19. Será que eu preciso higienizar meus produtos de beleza?!

Na primeira semana de sintomas, eu estava me sentindo disposta e consegui fazer algumas videoconferências. Eu usei até mais maquiagem do que normalmente uso para trazer uma corzinha a mais. Mas enquanto aplicava os produtos essa pergunta não saia da minha cabeça e admito que me fez escolher os produtos que menos uso, deixei os prediletos de lado para não "contaminar".


A neura da limpeza

Embora já saibamos que o vírus não sobrevive em superfície por muito tempo, acho que o piloto automático que entramos nos últimos tempos "lavar, limpar, passar álcool 70º, esterilizar" condicionou esse pensamento.

Na segunda semana - a pior de todas para mim - fiz repouso, não usei maquiagem, mas fiz rotinas de skincare que há tempos não fazia: creme nos olhos, lábios, vitamina C, máscara de argila, sérum com ácido hialurônico e por aí vai.

Os produtos air tight (aqueles que dispensam a dose da aplicação e a gente não entra em contato com todo conteúdo do frasco) me ajudaram a esquecer a "neura" do: "como vou limpar tudo isso depois?"


Preciso higienizar meus produtos de beleza

Pois bem, depois do susto e de 16 dias no quarto, eu decidi que mesmo sem nenhuma necessidade embasada cientificamente eu limparia e higienizaria os meus produtos. Talvez eu tenha feito isso porque estava literalmente procurando atividades pra fazer? Sim, com certeza, mas esse hábito eu trago desde a época que maquiava profissionalmente.

Além disso, acho que essas dicas são ótimas para quem trabalha com muitos clientes e para quem quiser manter sua maleta pessoal de maquiagens bem limpinha em qualquer época!


Maleta de maquiagem limpinha

#1 Limpei todas as embalagens externas com álcool - usei aqueles paninhos tipo toalha;


#2 Apontei todos os lápis de olhos que usei, deixando a mina renovada;


#3 Descartei a máscara de cílios que usei nesse período - máscara é um dos produtos mais críticos de contaminação de maquiagem, um ambiente escuro e úmido, ou seja, super favorável a bactérias. Em tempo, eu não tive conjuntivite, mas muita gente tem com COVID, mas mesmo assim usei uma mais velhinha e preferi descartar;


#4 Limpei a ponta de todos os batons que usei, removendo a parte de cima da bala - dá peninha, mas hoje uso todos bem descansada;


#5 Lavei todos os pincéis no seguinte processo:

• tirei o excesso com o paninho e álcool;

• lavei com Ola Bebê e retirei bem a sujeira e o produto com água corrente - sim, você leu certo, eu uso Ola Bebê para a primeira etapa de lavagem dos meus pincéis - (esse assunto dá o que falar em outro post!);

• Limpei com limpa-pincéis;

• Deixei secar naturalmente.



Em tempo: agora tá tudo bem por aqui! Respirando fundo - graças a Deus! E seguimos nos cuidados: das mãos, olhos, boca, nariz e... produtos de beleza! Lembre-se que utilizar máscara e ventilar os ambientes seguem como recursos fundamentais para se proteger. Saúde para todo mundo!!!


Beijos, Carolina Habeyche

Founder Be Beleza Tech


Tive COVID-19 e agora? Preciso higienizar meus produtos de beleza?!


Foto de cottonbro



bottom of page