Dicionário de beleza: termos sobre tecnologia e beleza

Atualizado: 8 de ago.

Beauty Tech? Realidade aumentada? Ainda fica perdida com os termos tecnológicos que usamos aqui na Be Beleza Tech ou nos aplicativos relacionados à tecnologia e beleza?

Reunimos aqui várias expressões e palavras sobre esse universo gigantesco e cada vez mais presente nas nossas vidas.


É pra ninguém ter dúvidas e seguir nos papos sobre as novidades mais antenadas do mundo da beauté e das tecnologias. Bora?! Vem com a Be!


Foto em close de dedos femininos com unhas pintadas de esmalte rosa com glitter digitando em um iphone com capa protetora rosa. Foto de Rob Hampson - Unsplash

Beauty tech - tecnologia e beleza

O termo em inglês pode significar tanto uma empresa dedicada a aplicativos e soluções digitais para o mundo da beleza, por exemplo, o app da Be (Android e iOS) . Ou um produto tecnológico que pode ser usado nas rotinas de beleza, por exemplo um limpadores e esponjas de limpeza facial elétricas.


Startup de beleza

Termo em inglês para “empresa iniciante” que também significa “começar”. Para ser uma startup é preciso ter uma ideia inovadora que ainda não foi desenvolvida por outras empresas. Quando falamos que somos uma startup, isso significa que o nosso aplicativo oferece soluções e recursos que transformam a relação das pessoas com os tutoriais de beleza.


Femtech

As femtechs usam a tecnologia para solucionar questões específicas ao universo feminino. A maior parte das femtechs focam em produtos e serviços relacionados à saúde da mulher.


Gadgets

Termo em inglês para aparelhos e dispositivos que podem ser conectados a outros ou que possuem, eles mesmos, uma programação inteligente. São exemplos de gadgets: relógios que monitoram batimentos e passos, máscara de Led para skincare, óculos de realidade virtual, massageadores faciais ou mesmo espelhos inteligentes.


Realidade aumentada (RA ou AR)

Essa expressão ou as siglas em português ou inglês são muito usadas por aqui. Muito mesmo! Afinal é a partir da tecnologia de realidade aumentada que criamos a principal função do nosso app. Realidade aumentada significa que a partir de uma câmera, o software consegue mesclar conteúdo virtual com as imagens do mundo real.


Espelho virtual

Utiliza a tecnologia de realidade aumentada para oferecer experiências interativas na imagem a partir da captura de câmeras O espelho inteligente pode ser um gadget, ou uma aplicação que utiliza webcams ou câmeras de celular. Além de mostrar o rosto como um espelho, ele pode extrair informações para oferecer soluções ou sinalizar determinadas ações personalizadas.


Beleza personalizada

A ideia de que cada pessoa tem uma beleza singular e que qualquer aplicação de produtos de maquiagem e cosméticos deve atender às particularidades de cada rosto

Mais uma expressão que usamos muito! Beleza personalizada é a ideia que nutre todos os nossos desenvolvimentos aqui na Be.


Beautyverse

O metaverso é aquela palavra que entrou na moda e significa um montão de coisas mas principalmente ambiente virtual imersivo. Beautyverse seria a versão de ambientes virtuais imersivos focados em rotinas de beleza do mundo real ou marketing de marcas de beleza focadas na criação de ações para os usuários criarem relações com a marca através de avatares.


Avatar

Avatar é a persona virtual criada por um usuário real para representá-lo em ambientes digitais, imersivos ou não. É muito comum usarmos essa palavra em plataformas de jogos, por exemplo, onde a criação de avatares é parte essencial da experiência.



Tem mais termos relacionados à tecnologia da beleza que você tem dúvidas? Manda pra gente! Queremos crescer essa lista!