top of page

Sem borrar! Manual da fixação de batom em tempos de máscaras

Usar batom e máscaras de proteção respiratória pode ser um desafio. Preparamos esse pequeno manual de fixação de batom pensando na vida pós pandemia, mas também para este momento de transição. Atualmente já é possível sentar em áreas abertas para comer e disso começou a ressurgir o desejo de fazer makes com batons. Como sair de makeup completa, usar a máscara e garantir que o batom não borrou? Veja nossas dicas!


Verso de uma máscara cirúrgica com marca de maquiagem, um beijo de batom
Como evitar borrões de batom usando máscara?

Cuidados de rotina com os lábios

Durante a pandemia, as brasileiras passaram mais tempo cuidando da pele do rosto. E, com a skincare intensificada, os lábios também receberam mais atenção. Seja pelo rosto em evidências nos vídeos, ou pelo menor uso de batom em casa - a vontade de cuidar mais dos lábios também cresceu.

Nossa founder Carolina Habeyche recomenda uma rotina simples de cuidados para incorporar no seu dia a dia. Esfoliação labial de duas a três vezes por semana e usar hidratante labial sempre. A esfoliação ajuda na renovação celular e garante que a boca fique sem as famosas pelinhas, que é a pele morta que se acumula. E o hidratante ajuda a manter a umectação da pele, evitando fissuras e excesso de descamação.


Antes de aplicar o batom

Para aplicar o batom, a dica da Carolina é primeiro esfoliar, caso seja necessário. Na sequência, aplicar o hidratante labial e só depois começar a make. Com a maquiagem do rosto toda pronta, é hora do batom. Retire o excesso do hidratante labial para não atrapalhar a fixação do batom. Outra dica é usar o lápis labial em toda a boca, para maior fixação da cor.


Retocando como profissional

Na hora de retocar a maquiagem, uma ideia é usar o lápis de contorno. O lápis labial é mais sequinho e transfere menos e pode ser um aliado importante. Muitos profissionais optam por esse recurso. Por isso, é legal ter sempre um lápis de boca da cor do seu batom favorito.


Uma dica para fixação de batom cremoso

Para batons cremosos, uma forma de fixar melhor é aplicar o pó translúcido. É simples, basta selar com batidinhas bem suaves sobre o batom. Muda a cor do batom? Sim, um pouco. Mas se a intenção for a durabilidade de batons cremosos, por exemplo, este é um recurso interessante.


Fórmulas de longa duração

As marcas estão sempre inventando novas formulações para garantir mais fixação de batons. Atualmente, encontramos muitas opções em batom bala e, principalmente, líquidos. A categoria matte é a que mais apresenta opções de alta fixação. Se você está sempre usando batom com máscara, vale a pena investir.


Máscaras que são mais amigas do batom (e que te protegem mais!)

As máscaras que ficam distantes do nariz e boca são as melhores no sentido de manter sua maquiagem intacta e sem borrões. Máscaras de pano, ou mesmo as cirúrgicas, esbarram na boca e usar batom acaba sendo uma chateação. As máscaras do tipo PFF2, também apelidadas de bico de pato, são as que apresentam maior eficácia na proteção e são totalmente amigas do batom. Para entender mais sobre esse tipo de máscara saber onde encontrar, recomendamos o site: www.pffparatodos.com.





bottom of page