top of page

5 hábitos saudáveis que melhoram a acne - dormir bem é um deles!

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Sabemos que as espinhas e cravos podem surgir por diversas razões. Chamamos isso de causa multifatorial, quando um ou mais motivos podem ou não se somar. Mas a pergunta que todo mundo sempre faz aos dermatologistas é: quais hábitos geram impacto na saúde da pele e melhoram a acne (de verdade)?


Para elaborar essa lista de 5 hábitos saudáveis que melhoram o aspecto da pele acneica, contamos com as dicas da Dra. Maria Eduarda Pires, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Ela reforçou a importância de compreendermos de uma vez que a pele é o principal reflexo do nosso estado de saúde. Então, primeiro de tudo - não é só passar produtos no rosto, tá!?


Se liga nas dicas da Dra. Maria Eduarda pra te ajudar a melhorar a textura e aparência da derme, principalmente a acneica. Ah! E não deixe de conferir nossos looks no app (Android e iOS), em especial o look de pele glow para pele acneica da Carolina Prudente (@cahprudente).


Corpo são = pele iluminada

Essa é a primeira dica da Dra. Maria Eduarda, manter uma rotina diária de atividades físicas. “Além de combater o estresse, o exercício físico (combinado com uma dieta balanceada) contribui para uma noite de sono relaxante, o que promove a saúde e luminosidade da cútis”, salienta.


Bela adormecida

Para a dermatologista, uma noite bem dormida, além de garantir o equilíbrio bioquímico (responsável por produzir e liberar hormônios) do corpo, favorece os cuidados com a beleza. “O descanso auxilia na produção de colágeno, proteína que contribui para a saúde das unhas, cabelos e elasticidade da pele, além de controlar a secreção sebácea”, explica.

Outro ponto importante sobre a hora de dormir: mantenha o hábito de trocar lençóis e fronhas com frequência, pois esses tecidos absorvem suor e bactérias que ficam em contato com a pele e podem agravar (e muito) a acne.


Mulher se espreguiça em cima de uma cama com a expressão leve - Foto de Miriam Alonso (Pexels)


Inimigos invisíveis no seu celular

Sabia que as telas de celulares acumulam bactérias e impurezas que ao entrarem em contato com o rosto, podem influenciar na produção excessiva de oleosidade? E que a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos favorece o surgimento de manchas? Então a dica da dermatologista é limpar a tela e a capa do aparelho eletrônico pelo menos uma vez por dia e tentar (de verdade!) não passar o dia inteiro olhando para telas.


A famosa dica da água

Essa é a dica de beleza mais falada de todas - beber água. “A água é aliada da beleza. O líquido ajuda a limpar o organismo, eliminando as toxinas que causam inflamações e acnes na face”, salienta Maria Eduarda. Ela recomenda o consumo diário de no mínimo 2 litros de água.


Mudanças na alimentação

Não dá pra falar de saúde e pele sem entrar na questão alimentar. A Dra. Maria Eduarda recomenda que você procure tanto um dermatologista quanto um nutricionista para realizar o chamado acompanhamento multidisciplinar. “O tratamento de acnes envolve também cuidar da alimentação. Os doces e carboidratos, por exemplo, aumentam o nível de insulina no corpo, hormônio que em grande quantidade influencia na produção de oleosidade das glândulas sebáceas e favorece o surgimento de cravos e espinhas”, alerta.




Vem com a Be conhecer mais sobre rituais de skincare

Nosso app tem tutoriais de maquiagem e skincare em poucos passos e sem blá-blá-blá. Acompanhe as instruções das nossas experts em áudio e vídeo enquanto você se vê em um espelho virtual com leitura facial e indicações de movimento na tela. Vem pra Be!





bottom of page