top of page

Dicionário de Beleza: termos do skincare

De repente todo mundo é especialista em cuidados com a pele e você se vê perdida em meio a tantos nomes? Se esse for seu caso, criamos esse post pensando em quem se depara com termos do skincare sem saber muito bem o que eles significam.


Afinal de contas, o que é uma esfoliação? O que significa tonificar a pele? Essas e outras palavras do universo dos cuidados com a pele e dos rituais pré-maquiagem você encontra aqui no nosso dicionário de beleza.


Duas jovens estão usando máscaras de tratamento deskincare. Uma está sorrindo e a outra está mostrando a língua em atitude descolada.


Passos de skincare

O termo ganhou destaque nos últimos anos com a popularização de rotinas de cuidados com a pele inspiradas nas asiáticas, principalmente as coreanas e a chamada k-beauty. Os passos de skincare são a ordem de aplicação dos produtos desde a limpeza até a aplicação de produtos específicos de tratamento. Na k-beauty são comuns 10 passos, mas em rotinas simplificadas e minimalistas podemos contar com 3 passos, por exemplo.


Limpar a pele

Essa pode parecer fácil, mas a gente quer ressaltar que para remover impurezas, maquiagem e excesso de sebo, você precisa considerar que em alguma das etapas de limpeza seja utilizado algum tipo de sabão, de preferência suave, que possua propriedades surfactantes ou tensoativas. A limpeza comum da pele deve ser feita todos os dias com produtos apropriados para o seu tipo de pele.


Limpeza de pele (procedimento)

agora, esse é o nome dado ao procedimento de várias etapas, geralmente realizado por uma dermatologista ou esteticista. Nesse tipo de limpeza profunda, as impurezas e comedões são retirados manualmente ou com auxílio de aparelhos de sucção. O ritual completo pode incluir muitas etapas pré e pós extrações, além de ser comum a aplicação de lasers e luzes.


Tonificar a pele

Etapa de uma rotina de skincare que consiste em complementar uma rotina de limpeza mais profunda. As loções tonificadoras ajudam a remover impurezas mais resistentes como protetor solar e bases de longa duração e reestabelecem novamente o pH da pele. Os tônicos preparam a pele para receber hidratantes ou tratamentos e são encontrados em fórmulas específicas para os vários tipos de pele.


Esfoliação

O esfoliante facial é um produto importante para uma limpeza completa do rosto e preparação da pele. Promove uma pequena escamação da superfície da pele e retira células mortas, excesso de sebo, poluição e oleosidade, desobstruindo os poros.

Saiba tudo sobre esfoliação no nosso post: Wiki de Beleza: Esfoliante Facial


Hidratação

A palavra compreende os diversos tipos de reposição de água que o nosso corpo precisa. Mas quando falamos essa palavra no contexto do skincare, estamos dizendo de máscaras e cremes faciais que retém água nas camadas da pele. Essa etapa é fundamental para qualquer rotina de skincare, nas minimalistas às de muitos passos.


Proteção solar

Etapa final de uma skincare diurna e uma das iniciais para uma pele pronta para receber a base de maquiagem. A proteção solar é o ato de aplicar na face, colo e demais partes expostas, produtos com fator de proteção solar que diminuem os efeitos nocivos e de desgaste cutâneo causado pelo sol.



Sabia que no app da Be também tem rituais de skincare?

Nosso app é grátis e está disponível para Android e iOS. São tutoriais de maquiagem e skincare com poucos passos e sem blá-blá-blá. Acompanhe as instruções das nossas experts em áudio e vídeo enquanto você se vê em um espelho virtual com leitura facial e indicações de movimento na tela. Vem pra Be!


bottom of page