Emprestar maquiagem para amiga? Pode?

Amigas, amigas - maquiagens à parte! Afinal, podemos emprestar maquiagem para as amigas? Esse assunto rende muito, afinal, quem nunca? Mesmo que você tenha passado a vida inteira compartilhando makes, os especialistas alertam - emprestar produtos de maquiagem pode ser prejudicial à saúde. Conversamos com a dermatologista Fernanda Freitag que reforçou os principais pontos de atenção na hora de pensar em emprestar seu batonzinho ou lápis de olho pra alguém.


Garota aplica com um pincel sombra nos olhos da amiga em uma mesa cheia de produtos de maquiagem
Amigas, amigas - maquiagens à parte!

Mucosas são sensíveis

Olha, um bom começo é não esquecer nunca mais que tudo que encosta em mucosas não deve ser compartilhado. Mas o que são mucosas? São partes úmidas com fluidos como lágrimas e saliva, por exemplo. São cavidades que têm contato com o meio externo do corpo. No rosto, recobrem boca e olhos. Então, estamos falando de batons e produtos para olhos, mas não acaba aí.


Cada pessoa tem sua própria flora bacteriana na pele

Mas e produtos para a pele? Pode compartilhar com as amigas? A resposta também é não! Como bem explica o site da Secretaria de Saúde de São Paulo: “Se uma base ou um pó compacto são aplicados com um pincel ou esponja em um rosto com micose, os fungos podem ser transmitidos para outra pessoa. Além do pincel que leva resquícios de queratina e tecido orgânico. O resultado pode ser de uma dermatite a infecções que podem evoluir para quadros graves."


Pincéis e esponjas

“Pra compartilhar pincéis e esponjinhas é preciso estar com a pele íntegra!” ressalta a Dra Fernanda. O melhor é cada um usar os seus acessórios.


Não emprestar produtos para olhos e ponto!

Produtos que encostam nas bordas dos olhos devem ser de uso individual. Máscara para cílios e lápis de olhos podem transmitir conjuntivite, por exemplo. Outro problema são os microrganismos que podem causar inflamações como blefarites e o famoso terçol.


Herpes labial pode ser silenciosa

Batons, balms e gloss são grandes vilões quando o assunto é herpes labial. Segundo a Fernanda Freitag, "mesmo que a gente não veja uma lesão visível, pode estar acontecendo a replicação viral no lábio sem a gente enxergar”.



Então não tem jeito de emprestar nenhuma maquiagem?

Dá, sim! Batons podem ser passados com pincéis individuais. Assim como produtos de uso na pele, como bases e corretivos. Para os olhos, apenas as sombras, se usadas com pincéis próprios. Infelizmente, lápis, máscaras e delineadores não permitem alternativas de compartilhamento. Para profissionais, o uso de acessórios limpos para cada cliente deve ser uma prática comum.


Compartilhe o momento da make

Gosta de dividir com a amiga os achados do mundo da maquiagem? Que tal compartilhar os truques, os aprendizados e os looks ousados? Com nosso app Be Beleza Tech vocês podem criar looks customizados a partir de tutoriais simples e sem blá blá blá. Depois você manda pra amiga e a desafia a criar uma nova versão!


Mais dicas de dermatologia

Pra quem gosta de informações sobre dermatologia, indicamos o insta da dermatologista Fernanda Freitag @fernandafreitagdermato onde ela compartilha dicas de cuidados com a pele, novidades da área e a rotina dela nas clínicas de Porto Alegre e Gramado.


gif

Foto: George Milton