Sobre selos e símbolos nos rótulos de maquiagens e cosméticos

O que significa coelhinho saltitante? Esses e outros selos que aparecem nas embalagens indicam as causas e os comprometimentos da empresa. Vamos conhecer os principais?



Você já reparou como aumentaram o número de selos e símbolos nos rótulos de maquiagens e cosméticos? Eles significam que a empresa se compromete com determinada causa ou prática e que passou por uma avaliação para conquistar o direito de estampar o tal símbolo na embalagem.


É interessante entender o que cada selinho indica e por isso selecionamos alguns dos principais que aparecem em produtos de beleza. E já adiantamos: uma vez que você começa a ler embalagens, você nunca mais consegue parar!



Selos e símbolos nos rótulos de maquiagens e cosméticos

Os selos e suas certificações podem ser sobre a qualidade do produto final e dos ingredientes, a sustentabilidade dos ingredientes ou da produção, ou as questões de proteção à natureza e exploração animal.

Alguns são emitidos por órgãos oficiais que controlam a qualidade como a ANVISA, outros são criados por ONGs, ou iniciativas de setores de produção. Existem certificações que são internacionais e outras só do Brasil.


Cuidado com os falsos selos

É preciso entender que nem todo pequeno desenho na embalagem significa um selo. Às vezes uma folhinha verde significa que naquele produto há extratos botânicos, mas isso sozinho só não significa que o produto utilize ingredientes orgânicos, por exemplo.



Vamos aos principais selos relacionados ao fim da exploração animal:


Leaping Bunny

Significa que não há testes de animais em ingredientes de suas fórmulas. O selo do coelhinho saltitante é concedido pela Cruelty Free International. Para conseguir, a empresa precisa passar por um programa e participar de verificações de tempos em tempos.


PeTA - Cruelty Free

É o selo criado pela PeTA, uma das mais famosas entidades de defesa dos direitos animais. É resultado do programa Beauty Without Bunnies - beleza sem coelhinhos, e também identifica produtos de empresas que não utilizam ingredientes testados em animais.


Cruelty Free and Vegan - Peta

Para esse selo também da PeTA, além de ingredientes não testados em animais, a empresa não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. Por exemplo, cera de abelha, mel ou pigmento carmim (extraído de insetos).


Not Tested on Animals

Selo emitido pela ONG australiana Choose Cruelty Free para produtos sem ingredientes que passaram por testes em animais.


Certified Vegan - vegan Action

Livre de ingredientes de origem animal. Emitido pela entidade norte-americana Vegan Action. A marca comprova por documentos e contratos que sua produção é totalmente vegana, livre de ingredientes de origem animal.


Vegan

Sem ingredientes de origem animal. A Vegan Society da Inglaterra emite esse certificado desde os anos 1990. A empresa precisa passar por uma auditoria.


SVB Vegano

Produtos livres de ingredientes de origem animal. Esse selo é brasileiro emitido pela Sociedade Vegetariana Brasileira. O selo SVB Vegano é dado não à empresa ou marca, e sim a cada produto.




Agora os selos relacionados à produção orgânica dos ingredientes e ativos:


Ecocert

A Ecocert foi fundada na França e é a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. A agricultura orgânica é aquela que não utiliza agrotóxicos, mas para uma produção orgânica certificada é também importante outros detalhes como a forma que é utilizado o solo e a água, por exemplo.


Orgânico Brasil

O produto deve ter no mínimo 95% de ingredientes orgânicos em sua composição. Os outros 5% devem ser identificados e estar dentro das regras de produção orgânica - sem agrotóxicos.


É o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Inmetro.


IBD

Esse selo garante que o produto respeita as legislações no Brasil, mas garante que o produto esteja de acordo com normas europeias e norte-americanas. Entre os critérios para conseguir a certificação do IBD estão o respeito ao meio ambiente e boas condições de trabalho.




Selos relacionados ao comprometimento com impacto social:


Eureciclo

O selo eureciclo significa que a empresa está comprometida com o impacto do lixo e com o desenvolvimento do setor de reciclagem. Para ter o selo, a empresa precisa saber quanto de resíduo ela gera, tanto em produção quanto em produtos. Daí a partir disso ela se compromete a financiar a reciclagem de determinada quantidade de resíduos, de acordo com o plano escolhido. O processo se baseia no que é chamado de compensação ambiental.

Nossa founder Carolina Habeyche tem um post bem legal no Instagram sobre o selo - vale entender mais sobre esse projeto que estimula a reciclagem de resíduos.


Sistema B

A Certificação como Empresa B acompanha e mede fatores que vão além do lucro. Simplificando, é uma forma de estimular que as empresas busquem causar mais impacto positivo no mundo, não só utilizando ingredientes que vêm de fontes mais sustentáveis, mas também promovendo mais avanços sociais - dentro da empresa e fora dela. Para manter a certificação a empresa precisa sempre avançar nos projetos, aumentando cada vez mais seu impacto positivo nas comunidades.




Selos e símbolos que comumente aparecem nos rótulos dos cosméticos e maquiagens no Brasil
Entenda o rótulo dos produtos que você consome!




Tem mais dúvidas sobre os selos e símbolos de certificações de produtos cosméticos e maquiagens? Manda pra gente!