A técnica do contorno na maquiagem, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma invenção das Kardashians e coisa da década de 2010. O ato de trabalhar os volumes do rosto a partir da maquiagem para criar efeitos de luz e sombra já fazia parte do repertório dos maquiadores profissionais há muitas décadas.
Mas o que rolou para o contorno se popularizar? Muitos fatores influenciaram a moda do contorno e vamos falar brevemente sobre eles, além de explicar os principais aspectos do que é o contorno na maquiagem.
“Why so famous?”
Por que tão famoso? Quem acompanha o universo da maquiagem nos últimos anos sabe que o contorno veio acompanhando o aumento gigantesco de marcas e linhas de maquiagem. Com mais oferta, as marcas foram aumentando seus portfólios e desenvolvendo a cobertura e o desempenho dos itens de pele, como bases e corretivos.
Isso tudo veio de mãos dadas ao que é chamado de era da selfie. Com o surgimento das redes sociais e dos autorretratos em alta definição, uma nova forma de se apresentar focada nas imagens que são exibidas digitalmente surgiu. O contorno, principalmente, o mais forte e marcado, é um símbolo dessa vontade de sair bem na foto, e não necessariamente parecer natural para quem vê ao vivo.
Para que serve o contorno?
O contorno, ou contouring em inglês, é a técnica que utiliza itens de maquiagem com tonalidades próximas ao tom da pele para criar efeitos que alteram a percepção da profundidade e de alguns traços do rosto. Ele é também utilizado como finalização da maquiagem para recriar os volumes que ficam menos contrastados quando usamos uma cobertura de base mais alta.
Quais são os produtos utilizados para fazer o contorno?
O contorno pode se referir a um só produto de uma cor como um bastão ou um estojo simples unitário. Mas pode aparecer em duos, trios, quartetos e até mesmo paletas com muitas gradações de tonalidades para adaptação a qualquer tom de pele e criar muitas transições de cor.
Do que é feito o contorno?
São usados produtos em pó ou cremosos com formulações similares a bases. Para ver as formulações padrão de produtos desse tipo, veja nosso post Wiki de Beleza: Bases.
Como escolher o tipo de contorno?
Primeiro você precisa escolher 2 tons acima do seu tom. Depois, entender que tipo de rosto você tem para então pensar qual o efeito que deseja, assim como o tipo de cobertura que quer deixar para sua maquiagem.
Pelo tipo de rosto:
Redondo, oval, triangular e quadrado. Para cada formato de rosto existem pequenas indicações de aplicação e de produto para destacar as formas naturais.
No app da Be Beleza Tech você encontra tutoriais que personalizam o local de aplicação do contorno.
Pelo efeito desejado:
É possível deixar as maçãs do rosto mais acentuadas, os maxilares mais marcados, a testa maior ou menor, o rosto e nariz mais fino ou mais largo, o queixo maior ou menor, entre outros. Dependendo do objetivo será preciso utilizar mais produtos de contorno com tonalidades em gradação e complementar com itens iluminadores.
Pelo tipo de cobertura:
Para maquiagens com cobertura mais alta, serão necessários contornos com mais itens de sombra e realce. Para maquiagens mais leves, no geral, o contorno é aplicado de forma muito pontual e pode também ser substituído pelo bronzer.
Como fazer um contorno simples?
De forma simples, a lógica da aplicação do contorno é escurecer o que deseja disfarçar e iluminar o que pretende destacar. Abaixo da maçã do rosto, topo da testa, ponta do queixo e abaixo do maxilar.
Acessórios importantes
Com a popularidade do contorno, entraram em cena as famosas esponjinhas que fazem o esfumado, fundamental para que o efeito de contorno dê certo. As esponjinhas que fazem o “blend” podem ser substituídas por um pincel como um kabuki, ou os próprios de contorno, chanfrados ou com ângulo.
Comments