Wiki de Beleza: Pó Facial

Quem ultrapassou o nível de iniciante na maquiagem provavelmente tem um pó facial favorito. Os pós faciais costumam aparecer lá nas últimas etapas de tutoriais, mas também são usados de formas inventivas como em truques de expert para aumentar a durabilidade de alguns itens como sombras e batons.

Na nossa série de posts - wiki de beleza, buscamos informações sobre itens de maquiagem para que você consiga explorar toda a potencialidade de cada produto.


Neste post, você vai saber mais sobre o pó facial - principais componentes, tipos de pó, e coberturas que encontramos no mercado de beleza brasileiro.


Mulher negra com cabelos crespos e cacheados aplica um pó facial finalizando sua maquiagem com pele natural e batom levente acetinado. Ela está usando um roupão branco.


Para que serve um pó facial?

O pó facial é usado para o acabamento da textura da pele e também para o processo chamado de selagem da base, corretivo e outros produtos.

O pó facial é encontrado na forma de pó solto ou pó compactado. Além dessas duas formulações, é possível encontrar os pós faciais translúcidos, com cor e minerais.


Lembram do pó de arroz?

As nascidas no século XXI talvez não se lembram do famoso pó de arroz. Era a antiga versão dos pós faciais que temos hoje.

O pó de arroz é feito de caulim, uma espécie mineral próxima da argila. Ainda pode ser encontrado e é utilizado tanto para controle de brilho, mas também para deixar a pele mais clara ou uniformizada. Atualmente há versões mais modernas das formulações clássicas.


Do que são feitos os pós faciais?

Segundo o desenvolvedor Marcos Spina, da Join Me. Inovações Cosméticas, os pós faciais sejam eles soltos ou compactos, são compostos basicamente por pigmentos e partículas modificadoras de sensorial que ajudam na fixação e espalhabilidade. Além disso, também contém emolientes, antioxidantes e conservantes que ajudam na performance e estabilidade do produto.


Pó Solto:

Em pó solto, os pós faciais costumam ser indicados para um acabamento mais leve e cobertura suave. Geralmente para selagem e correção de brilho.


Uma curiosidade: nas fórmulas modernas de pó solto e de pó compacto (são praticamente as mesmas formulações) o famoso talco já não é muito utilizado. Quando usado geralmente ele vem micronizado ou tratado com silicones para ajudar na aderência.


Pó Compacto:

A versão compactada é geralmente mais usada para maquiagens com mais cobertura e correção. Na fórmula, destacamos um componente que se chama binder que é um aglutinante. Quando a máquina pressiona o pó, esse elemento ajuda a manter tudo juntinho.

Pó Mineral:

O pó mineral é feito com ingredientes que podem também atuar como tratamento. Procurado por pessoas de pele mais sensível ou adeptos de uma beleza mais limpa e natural. Pérolas, micas e argilas são os principais componentes.



Principais ativos que podem aparecer

Além de argilas para controle de oleosidade e brilho, o fator de proteção solar é um dos principais atributos de fórmulas de pó facial modernas.

Elementos para tratamentos como antioxidantes também são populares.



Tipos de cobertura

Por oferecerem atributos diversos, além da apresentação do pó solto ou compactado, os pós também se diferenciam pelos seus atributos de cobertura e cor.


Pós translúcido:

Os pós translúcidos matificam e selam sem adicionar ou alterar a cor da pele ou do produto que foi aplicado em cima. Podem ser encontrados tanto em versões soltas ou compactadas.


Uma dica para evitar a acumulação do pó translúcido sobre a pele, que causa o efeito fantasminha quando o flash bate no rosto. Nossa founder Carolina Habeyche dá a dica: "esfume bem, faça a aplicação com o pincel e depois em movimentos circulares mais rápidos e ágeis faça esse pó aderir melhor à pele".


Pó com Cor:

Os pós com cor podem ser usados como finalizadores de bases de alta cobertura para adicionar mais uma camada de correção.


Pó banana:

O pó banana é uma espécie de pó translúcido solto com pigmento amarelo claro que é relativamente adaptável a algumas tonalidades de pele.



Tipos de texturas de acabamento

O pó facial pode ser utilizado para acrescentar uma outra textura à pele ou potencializar o efeito de acabamento de uma base.


Matte:

Retira o brilho da pele e a deixa com a textura mais aveludada.

Iluminador (ou acetinado):

Acabamento iluminado com partículas de brilho. Acabamento suave e natural. É considerado uma opção confortável, principalmente para quem tem a pele mais seca.


HD:

Acabamento com desempenho de correção para uso em captação de imagens fotográficas ou vídeo.



Como escolher o tipo ideal de pó facial?

Para escolher o tipo de pó ideal, tenha em mente o uso que deseja fazer do produto:


Para finalizar a textura da pele:

O pó iluminador, seja ele com cor ou translúcido é o ideal para acabamento final.

Para matificar:

Para deixar a pele mais opaca, todos os pós podem fazer essa função, exceto os muito iluminadores.


Para selar:

O pó translúcido é item chave de uma boa necessaire de maquiagem. Ele é fundamental para selar outros itens e garantir mais durabilidade sem alterar demais as tonalidades.



Como aplicar o pó facial?


Tipo de pincel:

Busque pincéis com cerdas fofas e bastante volume de cerdas. Chamamos de pincéis gordinhos.


Dica para retoque:

O melhor tipo de pó para carregar na bolsa e usar para retoques é o tipo pó compacto em estojo com esponja.


Resultado ideal:

A pele deve ficar com toque aveludado. Pó com textura áspera não tem bons ingredientes.



O que é importante saber sobre pós faciais?



Ficha com os principais pontos e características dos pós faciais enquanto itens importantes na maquiagem.


Agradecimentos: Marcos Spina da Join Me Inovações Cosméticas.