top of page

Wiki de Beleza: Primer

Atualizado: 18 de abr. de 2022

Você já se perguntou para que serve usar o primer antes da maquiagem? O primer sempre aparece nos primeiros passos de rotinas de makeup, mas você sabe do que ele é feito, quais os tipos que existem e as melhores dicas para aplicá-lo?


Preparamos este Wiki de Beleza pra te contar tudo que a gente sabe sobre esses aliados da durabilidade de uma make - os primers. Vem com a Be!


Garota negra aplica produto na face usando os dedos, ela está na frente de um espelho e usa uma toalha branca nos cabelos.
Você usa primer?

Qual a função do primer?

Como explicamos no nosso post: Dicionário de Beleza: Palavras em inglês sobre maquiagem, primer é uma palavra da língua inglesa que significa preparação. O primer é um produto de preparo da pele que são comercializados, no geral, em forma de creme, óleo ou sérum.

A função do primer antes da maquiagem é principalmente diminuir a aparência dos poros e facilitar a aderência da base na pele. Outros efeitos podem ser associados como controlar a oleosidade, dar mais luminosidade e até mesmo ajudar a cobrir manchas leves.

O principal efeito de um primer é deixar a pele com um aspecto suavizado, blur, como é chamado em inglês, fazendo referência, inclusive às ferramentas de edição de imagens de aplicativos.

Existem também versões específicas para partes do rosto. Como os primers para olhos, que ajudam a fixar melhor as sombras, primers para cílios, ou primer labial para melhor aplicação de batons.



Do que são feitos os primers?

Os primers possuem diversos ingredientes, mas o principal deles são os polímeros em microesferas que podem ser naturais, minerais ou sintéticos. Essas microesferas são partículas minúsculas responsáveis por deixar a aplicação do primer mais fácil, e claro, para garantir os efeitos de preparo da pele.

Microesferas de sílica, por exemplo, apresentam alta absorção de óleos e podem oferecer controle de oleosidade e efeito mate.

Existem também as microesferas que têm a capacidade de reduzir com efeito ótico os contrastes. Assim o produto consegue disfarçar os poros e esconder imperfeições da superfície da pele.


Tipos de primers

O melhor tipo de primer é aquele adequado ao seu tipo de pele e ao efeito que você deseja criar. Esses são os tipos de primer mais comuns que encontramos aqui no Brasil:


Primer matificante:

São os primers que além de reduzir a aparência dos poros, o tal efeito blur, oferecem ativos matificantes. São os favoritos de quem tem a pele com tendência à oleosidade, ou podem ser uma boa estratégia para maquiagens de longa duração em dias quentes.


Primer hidratante:

Os primers hidratantes são formulados para peles de normais a secas. A ideia é melhorar a aparência dos poros e oferecer uma dose de hidratação, evitando que a pele “sugue” a água da base que vai ser aplicada depois.


Primer para luminosidade:

São os primers que apresentam partículas de brilho em sua fórmula para ampliarem a reflexão de luz e garantirem um efeito de luminosidade. Ieais para makeups mais leves com pouca base.


Primers para correção:

São primers que auxiliam a correção de cor e o disfarce de manchas. Existem primers com pigmentos em tons de pele, e com tonalidades específicas para neutralizar manchas. Como o primer verde que suaviza manchas vermelhas e de acne.


Como usar o primer?

Para saber como se deve usar o primer, nada melhor do que acompanhar as indicações do próprio fabricante. Quantidades e dicas para a melhor aplicação estarão na embalagem.

Mas, de forma geral, a gente aplica o primer antes da base, depois de hidratar a pele e usar o protetor solar (no caso de makes diurnas).

Você pode aplicar o primer com os dedos ou com um pincel de cerdas sintéticas ou mistas como um língua de gato ou kabuki, por exemplo. É importante que seja um pincel que não absorva muito o produto para evitar o desperdício, já que usamos uma quantidade bem pequena a cada aplicação.


E dá pra usar só o primer todo dia? A dica da nossa founder Carolina Habeyche para é incorporar o primer à sua rotina de skincare. Ela explica: "se você for usar esse tipo de produto todos os dias, é interessante você usar algum primer que já possua na fórmula, algum ativo que beneficie sua pele, visto que você vai usá-lo o dia inteiro." Alguns primers possuem ativos anti-age que ajudam a amenizar as linhas finas, ou que ajudam na diminuição da oleosidade da pele, por exemplo.



O que você precisa saber sobre primers?



Imagem mostra parte do rosto uma garota de pele negra aplicando primer na pele. Acima lemos o título primer, e na montagem lemos dados resumidos sobre o post que define os usos do primer.



bottom of page