top of page

Dicionário de beleza: Cores de maquiagem

Uma coisa é certa, a vida fica muito mais fácil quando a gente conhece bem os nomes de cores de maquiagem. Pra quem ama make, trabalha com isso ou curte comprar produtinhos online, é fundamental. Coral, malva, burgundy? Afinal, que cores são essas? A gente tá aqui pra te ajudar a conhecer mais tonalidades e saber os nomes delas. Por isso, fizemos esse super dicionário de beleza especial sobre cores e makeup!



Mão feminina segura um estojo de maquiagem colorida em uma das mãos e na outra aplica com um pincel de maquiagem no rosto de uma estátua azul
Você sabe os nomes das cores?


Cores de maquiagem

Selecionamos várias cores que são usadas em produtos de maquiagem. Tons de batom, blush e algumas tonalidades específicas que podem aparecer em sombras e delineadores, por exemplo. Alguns nomes de cores são em português, outros vêm de outras línguas.



Âmbar

Cor de âmbar é laranja amarelada. O nome faz referência a resina fóssil de árvores que existiram há ​​milhões de anos.


Ocre

O amarelo ocre é um derivado do laranja. Também a colocam como parte da gama dos marrons e terrosos. É a cor de um mineral. Possui variações tonais como laranja ocre, marrom ocre...


Coral

A cor coral está entre o rosa e o laranja. O nome faz referência a um tipo importante de coral do mar. Pode servir para tonalidades aproximadas, como por exemplo: rosa coral e coral claro.


Salmão

A cor salmão é um laranja rosado. Vem justamente da cor da carne do peixe salmão. O salmão é uma tonalidade pálida.




As cores âmbar, ocre, coral e salmão
Âmbar - Ocre - Coral - Salmão




Burgundy

Burgundy é uma tonalidade de vermelho escuro que possui púrpura como subtom. Pode também significar a mesma cor que chamamos de bordô ou mesmo vinho. Burgundy é uma palavra francesa, o mesmo que Borgonha. Essa região é famosa pela produção de um vinho - que tem essa cor.


Marsala

Marsala é uma tonalidade de vermelho com o subtom marrom. Também é definido como marrom avermelhado, pois fica bem entre essas duas cores. Ele pode também ser reconhecido como a cor vinho. Até porque o nome Marsala é justamente de um tipo de vinho produzido na Itália.


Carmim

É usado para vermelhos profundos e vibrantes com subtom azul. O carmim é um pouco mais vermelho que sua cor mãe, a cor do pigmento carmesim, famoso por ser produzido a partir de um tipo de inseto.


Escarlate

É um vermelho vivo, brilhante, composto por vermelho e laranja. É o vermelho do fogo e do sangue.



As cores e tons burgundy, marsala, carmim e escarlate
burgundy - marsala - carmim - escarlate



Magenta

O magenta está entre o vermelho e o azul, em partes iguais. Para algumas pessoas magenta é como se fosse um rosa, mas ele está mais para um roxo claro, na verdade.


Fúcsia

É um outro nome para magenta, ou uma denominação para um magenta elétrico. Fuchsia é uma flor que conhecemos como brinco de princesa.


Malva

É uma cor intermediária entre o violeta e o magenta. Próxima de lilás, lavanda… Mas em maquiagem, a tonalidade mais usada está mais para o magenta. O nome vem da flor malva.


Lavanda

Lavanda é um tom claro de violeta, referente a tonalidades lilás. O nome vem das flores da planta. Pode ser mais claro, escuro e designar o subtom de outras cores, como o rosa e o cinza.


Berinjela

Berinjela é um roxo bem escuro, que pode ser também definido por um tom escuro de magenta. Associada a cor da casca da berinjela roxa.


Ameixa

Ameixa é uma cor púrpura, roxa avermelhada. É usada para muitos tons e de forma errada para alguns tipos de violeta e até mesmo para tonalidades vinho. O nome vem de alguns tipos da fruta.



As cores e tons magenta, fúccia, malva, lavanda, berinjela e ameixa
magenta - fúccia - malva - lavanda - berinjela - ameixa



Azul índigo

O azul índigo está entre o azul e o violeta. O azul índigo é a cor que deriva da planta anil, que também é um de seus nomes.


Azul Royal

Azul royal ou real é um azul profundo e brilhante. Seria um azul celeste escuro. Foi criado em uma corte inglesa por um costureiro que ganhou uma competição para vestir uma rainha da Inglaterra no século 18.


Menta

Verde menta é um verde azulado, próximo ao verde água. Também é conhecido por verde primavera. Atualmente, se popularizou em uma tonalidade mais pastel.




As cores e tonalidades azul índigo, azul royal e verde menta
Azul índigo - azul royal - verde menta



bottom of page