Dicionário de beleza: Pele natural

Quando estamos falando sobre a maquiagem pele natural usamos muitos termos específicos sobre a própria pele, mas também sobre técnicas de make para os efeitos sutis que desejamos na cútis. Mas o que é cútis, pessoal? Pra não ter dúvidas na hora de acompanhar as dicas do app da Be Beleza Tech fizemos essa lista de palavras e expressões importantes.



Garota de cabelos cacheados se olhando no espelho e sorrindo ao lado de amiga com toalha na cabeça
Palavras e expressões que usamos para falar das maquiagens com foco na naturalidade e sutileza


Arrastar o produto

Quando o produto de maquiagem é aplicado com o movimento de arrastar, deslizando.


Depositar o produto

Quando o produto de maquiagem é aplicado com pequenas batidinhas e leve pressão.


Viço da pele

Característica de uma pele saudável, que tem brilho e está visivelmente hidratada. Uma pele viçosa é uma pele que tem essas características naturais ou com uma maquiagem que proporciona esse efeito de viço.


Cútis

Quando falamos cútis queremos dizer pele. O significado certinho é película da pele, epiderme. A parte que encostamos e maquiamos!


Pele Hidratada

Pele que não aparenta sinais de falta de água (ressecamentos, descamações, rachaduras). Para uma pele hidratada é preciso ingerir quantidade suficiente de água e utilizar produtos que ajudam a pele a não perder água e/ou repor a água perdida.

Para dicas sobre a manutenção da hidratação da pele em períodos gelados: O segredo da beleza de inverno: 5 dicas para para manter a pele incrível mesmo no frio


Pele Glow

Glow é uma palavra em inglês que significa brilho e luminosidade. Também pode ser uma referência a pele com viço. O mesmo que iluminada quando é dito sobre uma maquiagem.


Pele Iluminada

Uma make ou pele iluminada utiliza produtos com partículas de brilho ou texturas próprias para refletir mais luz. Isso provoca um efeito de luminosidade em determinados pontos ou na pele inteira.


Correção de tom

Quando é necessário ajustar o tom da base para equilibrar com o tom do pescoço e colo, ou igualar diferentes tonalidades de áreas do rosto. Também é usado para falar de ajustes do subtom da base, para ficar mais parecido com o subtom natural. É feito com a ajuda de produtos como bronzers, produtos para contorno, corretivos tradicionais e coloridos.


Tom de pele

Cor da superfície da pele determinada pela quantidade de melanina. É o tom que vemos rapidamente no rosto, colo e braços. Claras, médias e escuras para peles brancas, indígenas e asiáticas. Clara, média e retinta para peles negras.


Subtom de pele

O subtom é uma nuance que vem por baixo, uma cor de fundo da pele. São divididos em subtons quentes, frios, ou neutros. Amarelados, alaranjados, azulados e esverdeados para peles negras, que não possuem subtom rosado. Amarelados, rosados, alaranjados, avermelhados e esverdeados para peles brancas, indígenas e asiáticas.


Pele retinta

A pele que possui uma maior quantidade de melanina na epiderme.

Fototipo

Classificação do tom da pele a partir da reação à exposição ao sol. A mais famosa é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick. Ele classificou a pele em fototipos de um a seis.

É interessante saber que hoje em dia já se sabe que os fototipos 5 e 6, que segundo a escala não se queimam, precisam sim, ter cuidados ao se expor ao sol.




Já descobriu nossas aulas sobre pele natural?

Baixe o app da Be Beleza Tech e descubra um universo de possibilidades a partir da Pele Natural. Você vai entender como valorizar os traços do rosto e criar makes sutis e fáceis de adaptar.



Ouviu um termo que achou diferente ou que nem passou pela sua cabeça o que seria? Manda para a gente!




Foto KoolShooters