top of page
Foto do escritorAlline Valverde

Viva Magenta: de onde vem a cor do ano 2023?

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Todo ano a mídia divulga que “uma tal” de Pantone elegeu a cor do ano e as redes sociais são invadidas por postagens, debates e muitas referências para usar a cor da cabeça aos pés - literalmente. Esse ano ela se chama Viva Magenta, uma avermelhado lindo, vivo e forte. E nós da beleza dissemos: ufa! Até que enfim uma cor boa pra maquiagem! Nos anos anteriores tivemos que rebolar para dar conta de amarelo, roxinho, verde...


Bem, mas se você não entende qual a importância da Pantone e o que isso impacta na sua vida. Vem com a Be!


Imagem mostrando um batom com dois tons próximos da cor do ano de 2023 - viva magenta


A tal da Pantone

Resumidamente a Pantone é uma empresa dos Estados Unidos que há mais de 60 anos desenvolveu um sistema de codificação e catalogação de cores. Na prática ela serve para estabelecer padrões de cores para diversos tipo de serviços gráficos e indústria.


A gente vai dar aqui um exemplo bem fácil de entender. Vamos imaginar que você precisa imprimir um cartão com a logomarca da sua empresa. O moço da gráfica vai te pedir o arquivo e os dados da sua logomarca. Nesses dados constam o nome da cor que foi usada. Isso garante que o cartão vai sair impresso pela máquina dele com a cor certinha. Daí imagina que você queira mandar fazer esse cartão numa outra cidade, Esses mesmos dados de cores servirão pra que outra gráfica imprima e a cor saia exatamente a mesma. É um exemplo de aplicação simples, mas é por aí a ideia!



Sobre a cor do ano

Mas e a cor do ano? Quem escolhe? Bem, como a Pantone é o sistema mais usado pelas grandes indústrias do mundo, eles conseguem saber as demandas de cores antes de todo mundo sonhar em querer ter uma blusinha em Viva Magenta. Mas não é só isso.


O time da Pantone e outros grupos envolvidos em sistemas de cores fazem encontros de tempos e tempos e reúnem dados diversos da indústria para comparar com o que está acontecendo no mundo e diagnosticar as cores que traduzem o espírito do tempo. Eles olham para a moda e a beleza, mas também para todo tipo de indústria como cinema, decoração, automobilística, eletrônicos entre muitas outras.


Um pouco de drama italiano na história

Magenta é uma pequena cidade que fica região metropolitana de Milão, importante capital na região norte da Itália. O nome Magenta vem lá do período romano, quando a região era chamada assim pois lá ficava o Castrum Maxentiae, o castelo de Maxentius e seu imperador e general Marcus Maxentius.

Entre as muitas histórias que se contam da origem do nome da cor e da referência ao local, estão uma batalha - Batalha de Magenta, por conta da cor de uniformes militares franceses que venceram a disputa.

A história de como essa cor, que vem do fúccia derivado de flores, remonta um intenso período de inovações tecnológicas têxteis e da criação de várias novas cores de tingimento de tecidos do período vitoriano na Inglaterra. Os químicos que estavam criando novas cores batizavam os novos tons muitas vezes com nomes de batalhas para criar um apelo de marketing, e não se sabe muito bem se por isso, ou outras razões, por volta de 1860, o magenta se tornou a cor do momento.

Atualmente Magenta é o “M” da sigla CMYK, uma das 4 cores básicas de qualquer impressora caseira ou de gráficas.


A cor de 2023 - Viva Magenta

Além de ter um nome empolgante, o magenta por definição é uma cor de pigmento primária, entre o vermelho e o azul. Viva Magenta 18-1750 é uma cor rosa vibrante com toques de púrpura que pertence à família das cores vermelhas. Por isso, ela tem aspectos que equilibram tanto com tons frios quanto com mais quentes - isso é perfeito para nós da maquiagem, certo? Segundo a presidente da Pantone Color Institute Laurie Pressman para a revista Dezeen: "é um tom vermelho corajoso e destemido que vibra com poder e vigor. Sua exuberância promove otimismo e alegria."


A definição do próprio site da Pantone completa: “nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”



A cochonilha

A cochonilha (Dactylopius coccus) é um pequeno inseto de origem mexicana que parasita folhas de plantas e cactus. A extração do pigmento, o famoso carmim, é feita à partir da maceração das fêmeas do inseto. A produção desse pigmento é feita há séculos, mas nas últimas décadas soluções usando matéria-prima vegetal têm sido desenvolvidas. Um ponto interessante é lembrar que produtos e alimentos com corante carmim não são vegan friendly.


Viva Magenta na maquiagem!

Para se inspirar nessa cor linda (que a gente amou demais!) temos uma pastinha no Pinterest - Magenta.


Corre na loja de apps do seu celular para baixar o app da Be Beleza Tech que te mostra digitalmente como fazer maquiagens e ainda te oferece uma seleção incrível de marcas legais com vários recursos pra facilitar suas compras. É de graça e está disponível para Android e iOS.







Foto de destaque: Nathan Powers via Unsplash.


Comments


bottom of page