Wiki de Beleza: Corretivo

O produto tem um nome autoexplicativo e é o favorito da lista de maquiagens de muita gente. O corretivo é um aliado na cobertura de diferenças de cor da pele e indispensável para criar uniformidade. Usado em parte do rosto para suavizar ou cobrir olheiras, manchas, poros, marquinhas e espinhas, o corretivo pode ser usado também para criar pontos de luz no rosto.


Nesse wiki de beleza, vamos falar dos tipos de corretivo e de algumas formas de aplicar o produto. Vem com a Be saber mais sobre os corretivos de pele!



Perfil feminino de olhos fechados mostrando a aplicação de um corretivo em bastão


Para que serve um corretivo?

O corretivo é um produto de maquiagem que funciona como um corretor de cores para cobrir pontos específicos do rosto com o objetivo de “corrigir”, esconder ou suavizar determinadas alterações de cor.

Seja em tons de pele, similares a uma base mais espessa, ou em versões coloridas para neutralizar manchas específicas, um bom corretivo consegue cobrir a parte do rosto com a alteração de cor e se misturar à pele ao redor.


Do que são feitos os corretivos?

Corretivos possuem, no geral, ceras, silicones, estéres, pigmentos e ingredientes que têm efeitos ópticos de suavização de poros ou reflexão da luz. Na maioria das fórmulas também estão incluídos ingredientes hidratantes que sauvizam a textura da área e sílica que absorvem a oleosidade em excesso.


Ativos que podem aparecer em fórmulas de corretivo

Muitas marcas oferecem fórmulas com benefícios de tratamento agregados. Corretivos com ativos hidratantes e nutritivos são excelentes para o cuidado com a área dos olhos e ajudam a amenizar as olheiras, e não apenas escondê-las. Há também corretivos com tratamentos antissinais, bem conveniente, pois os corretivos estão logo nas primeiras etapas de maquiagem.

Ingredientes como vitamina E, ácido hialurônico, além de extratos óleos botânicos são os mais comuns.


Tipos de corretivos

Os corretivos podem variar pela sua textura e embalagem e envase, vamos aos principais:


Corretivo líquido:

Os corretivos líquidos têm textura um pouco mais densa que uma base. Podem vir em bisnagas, embalagens bump ou com aplicador de espuminha na ponta. São indicados para coberturas mais leves, aplicações pontuais e constroem camadas mais facilmente.


Corretivo cremoso:

Os corretivos cremosos são, no geral, aqueles que vêm dentro de estojos para aplicação com pincel ou esponja. São indicados para o uso em áreas maiores. Pessoas com a pele com tendência à oleosidade costumam preferir esse tipo de corretivo.


Corretivo em bastão:

O corretivo em bastão vem em bala em uma base que gira. É uma escolha interessante para quem tem necessidade de retoque e em diâmetros maiores é ideal para a aplicação em áreas maiores do rosto. Oferece uma cobertura mais intensa em poucas camadas.


Corretivo em caneta pincel:

O corretivo em caneta com ponta de pincel, no geral é um híbrido entre corretivo e iluminador. Oferece uma boa precisão na aplicação, ideal para ser usada em pequenas áreas em aplicações estratégicas e pontuais.



Cores de corretivo

Os corretivos além de apresentarem diversidade em termos de texturas e apresentações podem surgir em cores naturais, mimetizando os tons de pele, ou em cores artificiais, com foco na neutralização de alterações de cor específicas.


Corretivo em tons de pele:

Os corretivos em tons de pele costumam acompanhar as cartelas de tons das bases. Algumas marcas oferecem opções de variações de subtons também. É importante escolher o corretivo em tom bem próximo ao da sua pele, evitando tons mais claros, para que o produto se espalhe e se misture perfeitamente à sua pele e se integre à base.


Corretivos coloridos neutralizadores:

Os corretivos coloridos se baseiam na ideia de neutralizar uma cor com outra segundo o conceito de oposição de cores no círculo cromático. Verde, lilás, amarelo e vermelho são os mais conhecidos. O verde neutraliza tons avermelhados como manchas de espinhas. O lilás neutraliza manchas amarronzadas e amareladas. Corretivos amarelos neutralizam os tons de roxo e marrom. E os corretivos vermelhos neutralizam tons esverdeados, como veias, ou uniformizam manchas brancas.


Como escolher o corretivo?

Para escolher o corretivo ideal para sua necessidade é preciso considerar alguns aspectos importantes para fazer a compra certa.


Pelo tipo de cobertura que deseja:

Se precisa de uma cobertura bem natural, ou bem carregada, se prefere opções que constroem bem camadas ou aqueles que com um passada já garantem cobertura. Tudo isso você encontra nas informações do produto. Alta cobertura, cobertura leve, camadas construíveis. Leia atentamente as informações nas cartelas e, se possível, experimente o produto.


Pela função:

Você deseja cobrir olheiras, ou sua necessidade é suavizar manchas de espinha ou melasma? Para cada necessidade, um tipo de corretivo vai ser mais indicado.


Pelo tom:

Para escolher o melhor tom de corretivo para cobrir alterações de cor e misturar ao seu tom de pele, a dica da Carolina Habeyche, nossa founder é:

"Para quem tem olheira com mais inchaço abaixo do olho, eu aconselho testar o tom do corretivo na lateral da bochecha para encontrar o mais parecido com o tom da pele. Para quem tem olheiras mais fundas, é interessante pegar um tonzinho levemente mais claro que o tom da pele para iluminar e refletir a luz. Isso cria um efeito discreto de volume que diminui a sensação de profundidade na olheira."


Como aplicar o corretivo?

Para a aplicação do corretivo, a melhor dica é sempre espalhar bem o produto depois de aplicado para que ele se misture bem à pele sem deixar marcas e nem evidenciar seu uso.


Para a região das olheiras, a técnica mais popular é o triângulo invertido. Você desenha um triângulo do canto externo ao interno do olho, desce em direção à base do nariz e dali sobe encontrando o canto externo do triângulo.


Atualmente vemos nas redes uma forma de aplicação com uma técnica mais pontual e focada no efeito de iluminação. Você aplica o corretivo no cantinho interno do olho, no cantinho externo do olho (localizando um pouquinho mais pra baixo) e na linha visível que delimita a área, a marca mais funda na parte interna da olheira.


Por fim, uma dica legal da Carolina é aplicar o produto com o dedo anelar que proporciona uma pressão mais leve. Isso é melhor para a pele delicada da região dos olhos e distribui o produto sem exagerar.


O que você precisa saber sobre corretivo