Wiki de Beleza: lápis de lábios

Contornar a boca preparando os lábios antes de aplicar o batom é um divisor de águas na vida de uma makeup lover. O lápis de lábios é desses produtos que não estão na lista dos essenciais, mas que são o segredo para conseguir uma maquiagem com acabamento profissional.

Ícone dos anos 90 e comecinho dos anos 2000, o lápis labial está com tudo novamente e a gente está aqui pra desvendar tudo sobre esse item de maquiagem. Vem com a Be!


Detalhe do rosto e boca de uma mulher aplicando lápis de lábios vermelho


Para que serve um lápis labial?

O lápis de lábios é um cosmético usado para delinear e definir a linha de contorno da boca, para ajudar na fixação da cor do batom e também uma ferramenta importante na aplicação de técnicas para deixar a boca com um aspecto sutilmente maior ou menor.

Pode ser do mesmo tom da boca, ou acompanhar a mesma tonalidade de um batom. Ele é também chamado de delineador de boca ou contorno labial.


Tipos de lápis de lábios

Os lápis de boca se dividem em dois tipos, de acordo com o suporte que carrega a mina.


Lápis de lábios de madeira:

Parecido com um lápis de olho, é, no geral, um pouco mais macio que a versão para os olhos. Por ter uma ponta que pode ser mais fina ou mais grossa, é interessante para criar efeitos diversos. Sua característica de textura e sensorial é, no geral, ser mais seco e opaco.


Lápis de lábios retrátil

O lápis de lábios retrátil, é a versão mais prática do item. Pela característica do seu suporte, pode apresentar uma textura mais macia, o que facilita a aplicação em casos de cobertura total dos lábios, por exemplo.


Do que são feitos os lápis de lábios?

Os lápis de contorno labial são produzidos com ceras, pigmentos, fixadores de cor e outros ingredientes que definem a textura final, a durabilidade e funções extras.


Ativos que podem aparecer?

Como é um produto utilizado como base para outro e fica diretamente em contato com a pele, é superinteressante utilizar fórmulas com acréscimo de ativos de tratamento.

Funções como hidratação, proteção UV, efeito anti-poluição e stress, reparação e renovação da pele.

Alguns dos principais ativos que vemos são os óleos botânicos como os de jojoba, óleos especiais de abacate e ativos com benefícios para a pele como a vitamina E.


Como escolher o lápis de lábios?

Para escolher o lápis labial perfeito, definimos duas principais características:


Pela textura

Para colher o lápis labial é preciso estar atenta à textura da mina, que não pode ser muito dura para não arranhar os lábios. Mas cuidado com os lápis muito macios, que podem escorrer e não ter uma boa fixação.


Pela cor

Para escolher lápis com o tom de boca mais próximo do seu, é preciso, se possível, experimentar o produto. Lembre-se que esse é um item curinga!

O ideal de um lápis para ser usado antes de um batom é ele ser da cor exata do batom. Caso a marca não ofereça opções, tente, se possível, encontrar o tom mais próximo possível.

Caso não encontre um lápis da cor do seu batom, você pode fazer as correções e contornos com um lápis labial na cor da sua boca.



Como aplicar o lápis de lábios?

Antes de aplicar o lápis, vale a pena preparar a boca com uma esfoliação leve, seguida de uma hidratação labial. Depois, retire o excesso de hidratante e aplique o lápis, seguindo a técnica que deseja.

No look boca micropigmentada no app Be Beleza Tech (Android e iOS) você confere dicas para esse preparo dos lábios. E no look bocão esfumado, aprende um jeito bem interessante de usar o lápis de lábios com estilo.


Para corrigir falhas de cor e contorno

Procure usar um lápis mais parecido com tom dos seus lábios, especialmente se for batom em tons claros.


Para sugerir lábios maiores

A dica da nossa founder Carolina Habeyche é "seguir a linha do contorno da sua boca traçando um pouquinho para fora". Ela também aconselha usar um tom levemente mais escuro por fora e mais claro por dentro e finalizar com muito brilho para salientar o volume.


Para sugerir lábios menores

Embora não seja um recurso muito popular atualmente, dá também para usar o lápis labial para aparentar lábios mais finos. Carolina indica: "É difícil vermos esse efeito sendo usado hoje em dia, pois todo mundo quer bocão! Mas vamos lá: fuja do brilho, da cintilância e cores claras. Batom matte e lápis no traçado beirando o canto interno do lábio garantem o efeito.


Tudo que você precisa saber sobre lápis de lábios?


Ficha resumindo os principais atributos de lápis de lábios na maquiagem.