Wiki de beleza: Sombras

A sombras são produtos que aplicamos nas pálpebras dos olhos para colorir, destacar e realçar o olhar e fazem parte do que podemos chamar de kit básico de makeup.


Na nossa série de posts - wiki de beleza, buscamos informações sobre itens de maquiagem para que você conheça todas as possibilidades de uso.


Neste post, você vai saber mais sobre as sombras - como são feitas e quais as principais texturas e acabamentos que existem por aí. Aproveite!


Mãos femininas seguram um pincel de aplicação de sombras e uma grande paleta de sombras coloridas compactadas


Para que serve uma sombra?

Sombras são produtos cosméticos de maquiagem que aplicamos com os dedos ou pincéis apropriados. Seu local de aplicação é nas pálpebras superiores quase até alcançar a sobrancelha e na pálpebra inferior próxima à linha d´água dos olhos. Elas servem para criar efeitos com cores que realçam os olhos ou aumentam e diminuem tamanhos e sugerem outros formatos.


Um pouco da história das sombras

A origem das sombras se confunde com a própria origem da maquiagem. Segundo a Revista Superinteressante, “no Egito antigo, tanto homens quanto mulheres preenchiam as pálpebras com kohl, uma pasta obtida do mineral malaquita misturado com carvão e cinzas.” No entanto, essa pintura facial com kajal se relacionava com rituais de proteção e não era ainda parte de uma rotina de beleza propriamente dita.



Do que são feitas as sombras?

Dos tempos de kajal até os dias atuais, muitos minerais e ingredientes de origem vegetal foram utilizados para acabamentos diferentes e texturas. As sombras podem ser líquidas, cremosas, em pó solto e compactadas. Marcos Spina, desenvolvedor da Join Me. Inovações Cosméticas, nos contou um pouco mais sobre o principal tipo de sombra, as compactadas.

Sombras compactadas

As sombras compactadas são as que vem em estojinhos únicos, em dupla, trio, quarteto ou em paletas.

Pigmentos:

Elas são compostas por alta concentração de pigmentos, cintilantes e partículas que ajudam no espalhamento e fixação do produto sobre a pele.


Emolientes - antioxidantes - conservantes:

Ingredientes que ajudam na performance e estabilidade do produto.


Principais ativos que podem aparecer

Uma tendência para a maquiagem no geral é agregar benefícios de tratamento em itens de cor. Para as sombras, além de fator de proteção solar, estão em alta elementos que oferecem benefícios específicos para área dos olhos, com hidratantes, nutrientes e antioxidantes.

Podemos destacar, por exemplo, partículas de minerais preciosos como ouro, ametista, turmalina, safira ou pérolas. As argilas também são bastante utilizadas. E falando em ingredientes com apelo natural e brasileiro, a casca da Castanha-do-Pará também é usada.



Tipos de acabamento

Uma sombra pode oferecer acabamentos mais opacos ou mais cintilantes. Dentre as sombras com efeito cintilante, temos as peroladas e as propriamente cintilantes. Hoje também existem as sombras que possuem efeito molhado.


Sombras matte:

só tem pérola, só pigmento;


Sombras de efeito perolada:

baixa quantidade de pérola na fórmula;

Sombras cintilantes:

alta quantidade de pérola na fórmula. Incluímos nessa categoria as sombras com efeito metálico;


Sombras de efeito molhado:

não é uma sombra em pó, geralmente mais líquida com um efeito similar ao gloss.



Como aplicar sombras

Para aplicar corretamente as sombras nas pálpebras, primeiramente é preciso saber qual o tipo de sombra que irá ser usada.


Sombras compactadas:

É possível aplicar as sombras compactadas com pincel ou mesmo com uma haste flexível com ponta de algodão. Mas para esfumar, embora seja possível utilizar a ponta do dedo, o pincel adequado garante uma melhor fixação.

Sombras em pó:

Pode ser aplicada com o pincel umedecido. Ou pode ser aplicada em cima de um primer de sombras em batidinhas pra fazer essa sombra aderir à pálpebra. Só depois da sombra "colada" na pálpebra é que fazemos o movimento de girar o pincel para esfumar. Isso evita que a sombra caia nos olhos e bochechas.


Sombras líquidas, cremosas ou mousse: :

As sombras líquidas, cremosas ou em textura mousse podem ser aplicadas com a ponta do dedo ou um pincel de cerda sintética, Muita gente usa o pincel de corretivo para esses tipos de sombras.



Uma dica importante da nossa founder Carolina Habeyche: "para aplicar as sombras em pó solto eu em pó compacto, sempre dê batidinhas no pincel para tirar o excesso de produto. Só depois aplique nas pálpebras a sombra que ficou nas cerdas."

E ela alerta sobre a importância de aplicar corretamente: "faça primeiro o movimento de depositar aos poucos a sombra. Isso garante que o produto vai aderir à pele. Nunca comece pelos movimento circulares, já esfumando", recomenda.



O que é importante saber sobre sombras de maquiagem:



O que é importante saber sobre sombras de maquiagem resumidamente em um cartão com itens escritos e uma imagem de olho com uma sombra em tonalidade quente coral e dourada.


Agradecimentos: Marcos Spina da Join Me Inovações Cosméticas.