top of page

Wiki de Beleza: Lip gloss

O lip gloss é também conhecido por vários outros nomes: gloss labial, brilho labial, apenas gloss e até pelo fofo apelido: brilhinho. O produto é ícone para quem viveu intensamente a virada do milênio, sendo um dos itens fundamentais para recriar o visual nostálgico da beleza estilo 2YK.

Nesse wiki de beleza, mergulhamos no conceito e no que tem dentro do vidrinho pra você saber tudo sobre o lip gloss. Vem com a Be!


Garota está de perfil e aplica um lip gloss nos lábios

Para que serve um lip gloss?

Como definimos brevemente no nosso dicionário de beleza: tipos de batom, o lip gloss ou brilho labial é usado para garantir um acabamento brilhoso aos lábios. Há versões com cores, partículas de brilho aparente e com ativos que criam mais volume nos lábios.

O lip gloss pode ser usado por cima de batons ou sozinho. Em cima de batons cremosos garante um brilho ainda mais impactante, por cima de batons opacos serve para mudar o acabamento preservando a cor. Ele também é um item importante na criação de efeitos de volume e determinadas fórmulas permitem seu uso em pálpebras e outras partes do rosto.



Do que são feitos os lip gloss?

O lip gloss de hoje em dia é muito diferente do gloss que surgiu lá nos anos 1990, suas formulações se sofisticaram e alguns brilhos labiais passaram a ter mais funções e diferentes tipos de acabamento e cobertura.


Independentemente do tipo de lip gloss, uma característica que define sua qualidade é a ausência do efeito “tacky”. Tack em inglês significa aderência, uma característica de algo que fica grudado, como a cola. Uma boa fórmula não é “tacky”. E na prática significa que sua boca não vai ficar pesada, seus lábios colando, seu cabelo grudando na boca quando bate um vento…


Lip gloss são feitos basicamente como batons, mas com menos ceras na composição. Na lista de componentes vai óleos vegetais, sílica, ceras, fragrâncias e pigmentos. Mas também há fórmulas com mica para efeitos de brilho específicos. E também há fórmulas feitas com argilas.


Outra característica importante das fórmulas de lip gloss é ter um alto índice de refração, isso é, são capazes de refletir qualquer ponto de luz - daí o efeito de brilho. Outro ponto legal de saber é que eles são grossinhos (alto peso molecular) pra impedir que o gloss escorra.


Uma curiosidade sobre a hora de fabricar o gloss é que no momento de misturar tudo nos chamados agitadores (uma espécie de batedeira de fazer cosméticos) é preciso bater bem devagar, quase em câmera lenta, Isso acontece sempre que é preciso misturar cosméticos que não possuem água na fórmula, pra não gerar grandes bolhas no meio.


Ativos que podem aparecer?

O lip gloss é um importante item de linhas de maquiagem que associam tratamento e benefícios ao produto. Ele geralmente possui benefícios hidratantes e como é usado para criar mais volume para os lábios.

Um ativo importante que aparece em muitas formulações é o ácido hialurônico que confere hidratação, mas também um efeito de preenchimento de linhas que ajudam a deixar os lábios com aspecto volumoso e uniforme .Outros ativos que podem aparecer causam uma maior circulação nos lábios, como o mentol para o chamado efeito plump, que em inglês significa carnudo.


Tipos de lip gloss

Consideramos os tipos de lip gloss por características mais amplas de formulação:


Transparente:

O lip gloss incolor é o clássico brilhinho que ajuda a criar um look fresh em maquiagens com visual mais clean e leve ou garantir o acabamento com brilho suave em batons matte, por exemplo.


Com cores:

O lip gloss pode ser pigmentado, mais ou menos translúcido. A cobertura pode ser bem alta alcançando quase um efeito de batom.


Com partículas de brilho aparente:

As partículas de brilho de um gloss podem ter em tonalidades que mimetizam o tom natural da pele ou tons que criam efeitos holográficos. Essas partículas podem ser bem pequenas e sutis ou bem grandes e visíveis como um glitter.


Com efeito de volume:

São os lip gloss que falamos mais acima que possuem em suas fórmulas ativos que aumentam a circulação dos lábios e proporcionam também o efeito de preenchimento de linhas e vincos dos lábios. Também são chamados de lip plumper.


Multifuncionais:

São os tipos de lip gloss que podem ser usados em pontos do rosto para ajudar a criar efeitos diversos com gloss que vão do glow ao molhado. Eles foram testados oftalmologicamente (você encontra isso escrito na embalagem!) e isso significa que podem ser usados com segurança na região dos olhos para criar efeitos em sombras.



Como escolher o lip gloss?

A nossa fundadora Carolina Habeyche, que trabalhou anos no desenvolvimento de produtos para indústrias de maquiagem, explica que para escolher um bom lip gloss é preciso conferir se ele não tem o efeito tacky (que explicamos mais acima). “Você pode aplicar o lip gloss na mão e tocar com o indicador. Você vai sentir um molhado, tem uma aderência, mas um bom lip gloss não parece com uma cola. Isso garante que ele não vai deixar seus lábios pegajosos.”



Como aplicar o lip gloss?

A melhor forma de aplicar o lip gloss é começar pelo centro do lábio. Comece pelo meio pois o pincel estará mais carregado de produto. Então, depois você vai com o pincel mais sequinho nas extremidades, garantindo que o produto não migre para as linhas de contorno da boca e cause um efeito borrado.



O que você precisa saber sobre o brilho labial?


Ficha com um resumo do texto com o título Lip Gloss e uma imagem dos lábios de uma jovem aplicando gloss nos lábios.





bottom of page