Wiki de Beleza: Máscara para cílios

Atualizado: 18 de abr.

Na lista de produtos para a maquiagem dos olhos temos o rímel, nome popular da famosa máscara para cílios. Item básico em qualquer bolsinha de makeup, é usado para dar diferentes tipos de efeitos aos cílios como alongar, dar volume e curvar.


Vamos entender mais sobre o que tem dentro do tubinho?


Garota de cabelos castanhos repartidos ao meio e sobrancelhas naturais está aplicando máscara para cílios.


Para que serve uma máscara para cílios?

Todas as máscaras para cílios são vendidas em um tubo com aplicador de escovinha acoplado. Dentro do tubinho fica o produto que é usado para cobrir e envolver os fios dos cílios facilitando assim a sua modelagem.

A máscara para cílios é um item usado nos passos finais de quase todas as rotinas de maquiagem.


Mas e porque também podemos chamar de rímel?

O nome rímel é uma metonímia, uma figura de linguagem, que é quando a gente utiliza um nome no lugar de outro. E esse nome vem da marca inglesa Rimmel que foi a primeira a lançar o produto no mundo. O rímel da Rimmel (!) ficou tão famoso, que todo mundo chamava as máscaras de cílios assim.

Chame como quiser, mas na hora de procurar em lojas online e etc, será mais eficiente se você digitar "máscara para cílios", ok?!



Do que são feitas as máscaras para cílios?

Máscaras para cílios possuem formulações que variam de acordo com o efeito, a durabilidade e especificações (como formulações sem ingredientes de origem animal, por exemplo).

Bem, temos as máscaras que possuem água e ceras, dos tipos que são removidas com água e um sabão leve, por exemplo. E as que utilizam polímeros anidros, que não tem água na fórmula, e que precisam de removedores de maquiagem para sair.


Principais ativos que podem aparecer

Nas fórmulas de máscaras para cílios modernas podem ser adicionados ingredientes de tratamento para condicionamento, fortalecimento e crescimento.

São facilmente encontradas máscaras com óleo de argan para hidratação profunda e a vitamina E, que confere maciez, hidratação, e age para melhorar a condição dos fios danificados, por exemplo. Mas outros ativos e ingredientes podem aparecer, pois agregar tratamento a produtos de maquiagem é uma tendência crescente.


Tipos de máscara para cílios

As máscaras para cílios, no geral, são escolhidas a partir dos seu efeitos, durabilidade, tecnologia e cor.


Efeitos

Temos um post inteirinho com os tipos de efeitos de máscaras para cílios, mas vamos resumir aqui:


Máscaras para alongar os fios dos cílios:

Deixam os fios bem esticadinhos;


Máscaras para dar volume aos cílios:

Deixam os fios mais encorpados criando mais volume nos fios;


Máscaras para curvar os cílios:

Envolvem os fios com produtos que aumentam e fixam a curvatura criada pelas escovinhas;


Máscara para cílios de boneca:

Proporcionam um efeito mais separado entre os fios dos cílios;


Máscara com efeito fio a fio:

São tipos de máscaras multiefeitos para resultados dramáticos nos cílios.


Quer saber mais: leia o post completo: Máscara para cílios: qual o seu efeito favorito?



Durabilidade

Todas as máscaras de qualidade buscam oferecer uma duração média e uma boa relação com o calor e a transpiração. Porém, existem as máscaras que são especificamente desenvolvidas para longa duração.


Tecnologia

Existem máscaras mais modernas que fazem o efeito filme ou tubo. Elas são capazes de envolver perfeitamente os fios, e com isso criam uma película totalmente aderida a cada cílio.

Essa tecnologia, além de possibilitar efeitos mais expressivos, pode ser também usada para facilitar a remoção de máscaras de longa duração apenas utilizando água morna.

É importante saber que ela cria uma película tão perfeita, como se fosse, de fato, um tubo minúsculo. Na hora de remover, esse tubo muitas vezes sai quase inteiro. Algumas pessoas até se confundem e pensam que são cílios caindo - mas é só a máscara.


Cor

No geral, as máscaras de cílios são encontradas em preto e marrons. Mas há máscaras incolores e coloridas com foco na pigmentação em cores não naturais.



Como escolher a máscara para cílios?

Escolha a máscara para cílios de acordo com o seu efeito favorito. Para todos os tipos de efeito, há diversas marcas que oferecem opções para todos os bolsos.


A nossa founder, Carolina Habeyche, explica que uma máscara boa é aquela que combina uma boa escovinha a um bom produto (o bulk, nome da massinha que vem dentro do tubo).

"Se você comprou uma máscara e não gostou do efeito, não desista antes de tentar usar com alguma outra escova de uma máscara que tenha em casa", indica. Mas lembre-se é preciso limpar bem o aplicador antes de usar com outro produto. "Essa é uma forma de testar uma outra combinação de produto e escova e muitas vezes evita o desperdício de um tubo novinho."


Como aplicar a máscara para cílios?

Para aplicar a máscara para cílios de um jeito mais eficiente, Carolina também indica: "Muitas vezes eu vejo as pessoas retirando bastante o excesso de máscara do pincel, e isso dificulta o efeito de volume. Eu recomendo aplicar todo o excesso ao longo dos cílios. Em seguida penteie com a escova (antes da secagem). Dessa forma você consegue um efeito bem volumoso desde a primeira camada de aplicação."



O que você precisa saber sobre máscaras para cílios?