top of page

Wiki de Beleza • Tudo sobre Lip Tint

Atualizado: 20 de out. de 2022

O lip tint é um produtinho relativamente novo e veio na esteira dos cosméticos populares na Coreia do Sul que encantaram o mundo nos últimos anos. Ele é encontrado nas prateleiras de batons, mas muitas marcas o enquadram como multifuncionais, sendo então um bom blush e até sombra quando assim indicado na embalagem.


A gente ama esses vidrinhos que muitas vezes parecem um esmalte e que pigmentam de forma suave e delicada! Por isso vamos dar um mergulho nas suas características em mais um Wiki de Beleza, nossa seção nerd aqui do Blog da Be. 8)

Garota de cabelos crespos usa maquiagem leve feita com lip tint e cílios bem alongados, ao fundo flores liláses - Foto de Thought Catalog/Unsplash
Alguns tipos de lip tint podem ser utilizados nas pálpebras e bochechas além dos lábios

Para que serve um lip tint?

O lip tint - que em português é algo tipo tintura de lábio, é um produto líquido ou em gel feito para pigmentar suavemente os lábios oferecendo apenas o efeito de cor, sem textura de acabamento. Em alguns casos pode ser formulado para também servir como pigmento das maçãs do rosto, atuando como um blush líquido e para os olhos como uma sombra líquida.


O boom dos cosméticos sul-coreanos

K-beauty é o termo usado para se referir ao universo de cosméticos criados ou popularizados pela Coreia do Sul. Ele engloba principalmente os famosos produtos da skincare baseada em passos e alguns itens de maquiagem. O lip tint é um deles, sendo um item fundamental para o k-beauty look.


Do que é feito um lip tint?

Pra falar do que tem dentro dos potinhos, chamamos uma pessoa que entende do babado. Sandra Cehovicus é química e consultora de pesquisa e desenvolvimento de cosméticos e make-up. Isso significa que ela trabalha juntinho com várias marcas que a gente conhece e usa todos os dias, fazendo as “receitas” dos produtos.

A Sandra explicou que tanto as fórmulas de lip tint com composição mais fluida ou em gel possuem uma maior porcentagem de água, algum ativo funcional (que dá algum benefício pra pele), pigmentos hidrossolúveis, um umectante, um agente reológico, um edulcorante e os conservantes.


Achamos importante explicar esses últimos:

Umectante:

Esse item permite que o produto fixe na pele, no linguajar de laboratório elas falam permitirá melhor "ancoragem" na pele e lábios. .


Agente reológico:

A Sandra explicou:“é uma molécula que dará uma leve viscosidade na fórmula”. E a gente entende que é para o lip tint não parecer apenas uma água colorida.

Edulcorante:

“Geralmente sacarina para deixar um gostinho levemente adocicado e ser agradável o gosto na boca”, explicou a Sandra.

Conservantes:

Nesse caso eles são superimportantes para preservar o produto de agentes microbianos por conta do contato pincel e boca.

Tipos de envase de lip tints

Como existem dois tipos de fórmulas de lip tint, eles se diferenciam principalmente pelo tipo de de aplicador:


Com pincel com cerdas:

As fórmulas mais fluidas e líquidas geralmente são aplicadas com aplicador do tipo pincel com cerdas do tipo usado em esmaltes de unha.

Aplicador de ponteira:

As fórmulas em gel precisam de um aplicador de ponteira igual de batom, que facilita o deslizamento do produto e uniformidade aos lábios.


Sandra contou pra gente que algumas empresas têm desenvolvido fórmulas direrenciadas com texturas mais próximas de balm stick e fórmulas oil lip. Estamos de olho! <3

Principais ativos que podem aparecer em lip tints

Como é um produto que fica em contato direto com a pele, sem intermediários, é interessante que ele possua algum benefício agregado. A Sandra nos contou que tanto em produtos nacionais e importados conseguimos encontrar ótimos lip tints com ativos funcionais como Ácido Hialurônico, D-Pantenol para as fórmulas fluidas e gel. Algumas empresas ainda utilizam em suas fórmulas ativos para dar efeito plumping além da aplicação de cor aos lábios.


E ela já adianta que os desenvolvimentos de lip tints em balms e oil sticks usarão muito os benefícios funcionais das manteigas vegetais e vitaminas lipossolúveis como omega 3, 6 e Vitamina E (tocoferol), que trarão hidratação prolongada, maciez e ação antioxidante aos lábios.

Tipos de lip tint

Os lip tints podem ser de uso exclusivo dos lábios, ou na versão cheek and lips, quando podem servir para corar as bochechas e ainda como produto multifuncional, podendo ser aplicado em lábios, bochechas e pálpebras.

Mas ela faz uma consideração muito importante sobre as fórmulas multifuncionais. Pega a dica: “muitas fórmulas são vendidas com o apelo de "cheek and lips" e podem ser aplicadas seguramente nestas regiões do rosto. A atenção para a aplicação deste produto em outras regiões do corpo como os olhos (pálpebras) é que alguns corantes não são permitidos para o uso nessa região segundo a Anvisa (RDC 44).”


Ah, mas porque não vem escrito na embalagem? Ela explicou que esta restrição muitas vezes não vem escrita na rotulagem pois se o produto não é indicado para esta finalidade, a marca não tem a responsabilidade de avisar para consumidor. Resumindo - só use na pálpebra aquilo que vêm escrito que pode ser aplicado na região dos olhos.


*Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para várias atividades do país. Muitas vezes ela parece chata, mas é ela que evita que a coisa vire uma bagunça.


Como escolher um lip tint

Com o aumento de interesse pelos lip tints e seu efeitinho básico e delicado, muitas marcas lançaram suas versões. Sobre ser melhor uma fórmula nacional e importada, Sandra garante que há opções boas para todos os bolsos tanto daqui quanto de fora.

Para escolher um, você pode tanto optar por:

Atributos:

O que chama mais a atenção das consumidoras seria alta pigmentação, longa duração, textura em gel (mais confortável na aplicação), não escorrer e não manchar, secagem rápida e uso para todos os tipos de pele.


Benefícios:

Quais ativos ele possui? Aproveite para escolher algum que tenha benefícios.


Multifunções:

Ele pode ser aplicado em outras regiões além dos lábios? A versatilidade de usar em lábios, bochechas e como sombra são um diferencial interessante.


Bandeiras e causas:

Se o produto é sem silicones, vegan, cruelty free, entre outras.


Cores:

Existem várias tonalidades desde o tradicional vermelho vivo, rosa magenta até os alaranjados.


Como aplicar o lip tint

Existem várias formas de aplicar o lip tint, nossa founder Carolina Habeyche indica:


Para um efeito homogêneo nos lábios:

Para aplicar o lip tint de um jeito que a cobertura do pigmento fique uniforme, o segredo é retirar bem o excesso de produto do pincel antes de passar nos lábios.


Para um efeito degradê nos lábios:

Para conseguir um efeito degradê você aplica primeiro o lip tint com o pincel e depois espalha com batidinhas com o dedo. Você pode começar do meio para fora, ou da margem do lábio para dentro.

Para aplicar nas bochechas:

Para aplicar nas bochechas, você deve imediatamente após depositar uns pinguinhos de produto, espalhá-los com os dedos em batidinhas.

Para aplicar nas pálpebras:

A dica da Cacá Habeyche é deixar a pálpebra por último, assim você aplica bem pouquinho de lip tint na pálpebra com o pincel e usa os dedos em batidinhas para esfumar delicadamente. lembrando que nas pálpebras sóde devemos usar os produtos descritos para uso na área dos olhos.


O que você precisa saber sobre lip tints?


Ficha de resumo dos principais pontos sobre o lip tint que está no texto do artigo. Nele vemos uma imagem de um produto lip tint além dos tópicos em branco sobre o fundo azul.

Agradecimentos: Sandra Cehovicus



Kommentare


bottom of page